Como escolher o melhor forno para a pizzaria

Como escolher o melhor forno para a pizzaria Foto: Divulgação Como escolher o melhor forno para a pizzaria

Montar um novo negócio requer planejamento nos mínimos detalhes. No caso de uma pizzaria essa atenção não é diferente, e entre os principais pontos a serem observados durante a montagem do empreendimento está o forno para pizza. É dele que virão os produtos a serem comercializados, e, além da utilização de insumos de qualidade, um bom forno é que determina o sabor que conquistará a clientela.

Escolhendo o forno perfeito
Afinal, qual a melhor escolha, forno a lenha, forno elétrico ou forno a gás? Esses três modelos, os mais presentes em estabelecimentos de todo o país, possuem diferenças que podem impactar diretamente nas contas e na rotina do empreendimento.

O clássico forno a lenha é conhecido pelo sabor que dá às pizzas nele assadas. O gostinho defumado tradicional é o grande atrativo. Porém, essa estrutura acarreta uma série de desvantagens para o empreendimento - é necessário mais espaço para o armazenamento da lenha, por exemplo. Além disso, a queima da lenha é prejudicial ao meio ambiente, à saúde dos funcionários, e o forno tem produção menos otimizada, rendendo menos produtos a cada fornada.

Já os modelos elétricos ou a gás são cada vez mais presentes nesse tipo de negócio. Além de necessitarem de menor espaço geral, visto que não há armazenamento da lenha, são mais eficazes, pois possuem uma maior capacidade de produção de pizzas em tempo menor. Isso reduz custos e melhora a entrega à clientela. Apesar do sabor defumado característico da queima da madeira, o gostinho e a crocância das pizzas assadas nesses tipos de forno também não deixam a desejar.

Decidir qual é o tipo de forno mais adequado para o seu negócio dependerá de uma série de fatores, como recursos disponíveis para investimento e espaço físico. Sempre coloque na ponta do lápis todos os prós e contras de cada modelo e como cada uma deles pode ajudar a tornar seu comércio mais rentável.

(Redação - Agência IN)