Com o aumento no preço dos botijões aprenda a economizar gás de cozinha

Com o aumento no preço dos botijões aprenda a economizar gás de cozinha Foto: Divulgação Com o aumento no preço dos botijões aprenda a economizar gás de cozinha

Com o recente reajuste de quase 10% no gás de cozinha em todo o território nacional, que ocorreu em 21 de março último, a meta é economizar. O repasse ao consumidor foi de, em média, 3%. A última vez que a Petrobras aumentou o preço do gás liquefeito de petróleo foi em setembro de 2015.

Com essa subida no preço final, algumas dicas podem auxiliar na conta final, reduzindo os gastos e aumentando o rendimento do botijão residencial. Confira!

Economizando no gás de cozinha

Panelas: acredite, a escolha das panelas é importante na hora de economizar no GLP. Evite, por exemplo, utilizar panelas pequenas nas bocas maiores. Apesar de parecer que o cozimento é mais rápido, as chamas podem ficar “para fora” da panela, o que gera desperdício. Prefira utilizar os queimadores conforme o tamanho correto do fundo da panela. Outra dica é tampar a panela durante o cozimento. A panela de pressão é uma excelente opção, pois acelera o processo. As panelas mais antigas, que já estão com fundo torto, precisam ser trocadas. As panelas com fundo plano melhoram a distribuição do calor durante o cozimento.

Alimentos: deixe os grãos de molho por algum tempo antes de irem ao fogo, pois isso os amacia e o tempo de cozimento total acaba sendo menor. Picar legumes e carnes em pedaços menores também ajuda a acelerar o processo.

Forno: não exagere no tempo do preaquecimento. Dez minutos já são suficientes para iniciar o preparo da receita (exceto em casos específicos, como pães, que requerem forno bem quente). Caso seu forno seja grande, aproveite para assar mais de um prato ao mesmo tempo, isso economiza gás e também tempo. Evite constantes aberturas da porta do forno durante o cozimento.

Manutenção: manter os queimadores sempre limpos ajuda a evitar entupimentos por alimentos e outros resíduos, que podem diminuir a eficácia da chama. Caso a chama fique constantemente com uma coloração avermelhada ou amarelada, mesmo com a troca do botijão, vale consultar um profissional para verificar se há algo errado com o fogão, pois isso pode ocasionar gastos a mais com o gás.

Organização: deixar todos os alimentos prontos para o cozimento antes de acender o fogo poupa tempo, proporciona organização e diminui o gasto com o gás. Tudo picado, descascado, cortado e temperado? Então só essa é a hora de acender o fogo.

(Redação - Agência IN)