12 hábitos de segurança para compras e transações online

  •  
12 hábitos de segurança para compras e transações online Foto: Divulgação 12 hábitos de segurança para compras e transações online

A Avast Software, fabricante do sistema de segurança mais confiável no mundo para dispositivo móvel e PC, às vésperas de mais uma data significativa para o comércio tradicional e o comércio eletrônico, o Dia dos Pais, alerta os consumidores sobre o quão importante é manter seus dispositivos móveis e computadores protegidos contra as ameaças digitais para que possam efetuar suas compras on-line de maneira segura.

Mesmo em meio a uma crise econômica, o comércio eletrônico no Brasil apresenta taxas de crescimento com perspectiva positiva para o Dia dos Pais. De acordo com a E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, cada vez mais pessoas estão tendo acesso a smartphones e tablets, fazendo com que as vendas realizadas por meio de dispositivos móveis via browsers represente atualmente 9,7% das compras pela Internet no País. A maior parte dessas transações são originadas de smartphones (56%), de acordo com o registrado no final do ano pela E-bit, tendo superado o uso dos tablets (que iniciou este ano com 60%) para esta finalidade.

A facilidade e conveniência de visualizar produtos, pesquisar por preços, compará-los e acelerar a decisão e efetivação da compra estão direcionando os consumidores a aderir às transações on-line. Entretanto, é preciso usufruir essas facilidades do mundo digital com atenção, pois as ameaças virtuais também seguem seu ritmo de crescimento.

12 Hábitos de Segurança

Para aproveitar ao máximo os benefícios das compras e transações on-line, a Avast reforça as dicas de proteção básicas que devem se tornar hábitos das pessoas cada vez mais conectadas.

Escolha a loja virtual

Optar pelas lojas que já são conhecidas – Acesse sites que você sabe que são legítimos. Uma busca rápida sobre comentários, reclamações ou fraudes relacionadas ao site de uma loja virtual também auxiliará para verificar se o mesmo é seguro.

Assegurar-se de que o site é seguro - Procure pelo ícone do cadeado fechado na barra de endereços do navegador ou pelo endereço de URL que começa com HTTPS ou HTTP. Isso indica que a transação da compra on-line estará criptografada ou protegida.

Checar os serviços que fazem verificações de preços para que seja possível se certificar de que você não perderá alguma boa oferta de compra. A ferramenta gratuita Avast SafePrice ajuda a encontrar as melhores promoções na web a partir de lojas confiáveis.

Antes de comprar

Não utilizar um computador público (em uma Lan House ou em um Internet café) para realizar compras on-line. Tenha em mente que computadores públicos podem conter malware o que colocaria em risco suas informações pessoais e financeiras.

Desabilitar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas em seu dispositivo: se você não pode acessar outras lojas de aplicativos, além de Google Play, desmarque a opção "Fontes desconhecidas" na página de configurações de segurança do celular.

Isto porque esses aplicativos de fonte não confiável podem acessar suas informações pessoais e os dados do seu dispositivo.

Alterar as senhas para acesso a lojas virtuais antes de fazer compras on-line e não usar a mesma senha para vários sites, especialmente se essa senha já é usada para acessar a conta bancária.

Importante ler as letras miúdas: certificar-se que você está familiarizado com o lojista, terá conhecimento da garantia do produto ou serviço e da política de devolução. Algumas lojas oferecem reembolsos totais, enquanto outras cobram taxas de devolução ou cancelamento e concede apenas um crédito na loja.

Proteger as informações pessoais: você precisa realmente informar a data de seu aniversário à loja virtual? Certifique-se de que as informações solicitadas serão apenas aquelas necessárias para completar a transação on-line. Verifique ainda a política de privacidade do site e entenda como suas informações serão armazenadas e utilizadas pelos sites de comércio eletrônico.

Adotar opções de pagamento seguros: os cartões de crédito são geralmente a opção mais segura por oferecerem proteção contra fraudes. Os cartões de crédito também têm um limite de valor para o caso de você ser responsabilizado a efetuar pagamento em caso de fraude.

Em Wi-Fi pública e aberta usar uma VPN para proteger a comunicação. Os cibercriminosos podem ter acesso a todos os seus dados em um hotspot Wi-Fi público, aberto ou livre no aeroporto, Lan House ou em um café.

Após a compra

Manter uma “trilha” de papel - Salve uma cópia digital ou imprima as transações on-line e comprovantes, incluindo cópias de e-mails trocados com a loja virtual.

Verificar os extratos: acompanhe os extratos mensais do cartão de crédito assim que você os receber para se certificar de que não existem quaisquer despesas não autorizadas. Se houver uma discrepância, ligue para o banco ou operadora do cartão de crédito para relatar o fato imediatamente.

(Redação - Agência IN)