Tensão entre China e EUA deve chamar a atenção

Tensão entre China e EUA deve chamar a atenção (Foto: Divulgação) Tensão entre China e EUA deve chamar a atenção

As principais bolsas de valore globais devem apresentar movimentos opostos nesta segunda-feira, 19, com investidores atentos ao aumento das tensões geopolíticas entre China e Estados Unidos, após a apreensão de uma sonda submarina americana.

Ásia

Na Ásia, as bolsas finalizaram o pregão com perdas, com destaque para a queda de 0,9% em Hong Kong.

Europa

Já na Europa, as bolsas apresentam perdas nessa manhã, após o resultado do índice IFO de confiança na Alemanha.

O indicador de sentimento econômico IFO da Alemanha avançou em dezembro, chegando aos 105,6 pontos ante a marca de 105,5 pontos verificada no mês anterior. Por outro lado, o subíndice do IFO de condições atuais subiu a 116,6 pontos no mês de dezembro, em relação aos 115,6 pontos de outubro.

Estados Unidos

Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura em campo positivo. Mas, investidores aguardam a divulgação do índice PMI Markit Composto de dezembro - preliminar.

Brasil

Aqui no Brasil, o Ibovespa deverá acompanhar o desempenho dos pares externos.

Agenda

E abrindo a agenda de indicadores internos, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou, no segundo decêndio de dezembro, variação de 0,41%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a variação foi de 0,02%.

Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, teve alta de 0,35% na quadrisemana de dezembro. Os gastos com vestuário tiveram a maior elevação no período (1,18%).

Câmbio

Para finalizar, o dólar deverá apresentar perdas ante as principais moedas, diante do aumento das tensões geopolíticas entre China e Estados Unidos.

(MR – Agência IN)