Situação política dos EUA e Temer chamam a atenção

Situação política dos EUA e Temer chamam a atenção (Foto: Divulgação) Situação política dos EUA e Temer chamam a atenção

As principais bolsas de valores globais devem apresentar perdas nesta quinta-feira, 18, refletindo as preocupações relacionadas à situação política dos Estados Unidos. Com isso, as bolsas europeias e o indicador futuro das bolsas norte-americanas operam em campo negativo.

Ásia

As bolsas asiáticas encerraram o pregão em baixa, com destaque para a queda de 1,3% em Tóquio, que também foi impulsionada pela valorização do iene.

Europa

Na Europa, as bolsas apresentam perdas nesta manhã.

Entre os dados locais, a Agência Nacional de Estatísticas do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira, 18, que o volume das vendas no comércio varejista registrou alta de 2,3% em abril deste ano, na comparação com o mês anterior. Por outro lado, ante o mesmo mês do ano passado, o volume das vendas subiu 4,0% em abril deste ano, o número ficou acima do esperado por analistas (2,0%).

Estados Unidos

Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas aponta para uma abertura em campo negativo.

Na região, o Departamento de Trabalho anunciou que os pedidos semanais de auxílio-desemprego registraram queda. Na semana terminada em 12 de maio, foram registrados 232 mil pedidos de seguro-desemprego. Na semana anterior, foram registrados 236 mil pedidos.

Além disso, o Federal Reserve da Filadélfia (Fed) divulgou que o nível da atividade industrial na região da Filadélfia, nos Estados Unidos, avançou para 38,8 pontos em maio deste ano, contra os 22 pontos registrados no mês anterior. O dado veio abaixo do que o previsto pelo mercado, que estimava expansão para 19,5 pontos.

Brasil 

Aqui no Brasil, o Ibovespa abre em queda, em função do noticiário político recente. Ontem, 17, foi divulgado que os donos da JBS gravaram o presidente, Michel Temer, dando aval para a compra do silêncio de Eduardo Cunha. 

Agenda

E abrindo a agenda de indicadores internos, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou, no segundo decêndio de maio, variação de -0,89%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a variação foi de -0,99%.

Empresas

A Petrobras e seus parceiros do Consórcio BM-S-11 iniciaram a produção de petróleo e gás natural na área de Lula Sul, no pré-sal da Bacia de Santos, por meio do navio plataforma P-66, primeiro FPSO próprio do Consórcio e sétima unidade do campo de Lula.

Câmbio

Por fim, no mercado de câmbio, o dólar deverá apresentar perdas em relação às demais moedas globais.
(MR – Agência IN)