Investidores aguardam discurso de Janet Yellen

Investidores aguardam discurso de Janet Yellen (Foto: Divulgação) Investidores aguardam discurso de Janet Yellen

Nesta sexta-feira, 03, as atenções dos investidores devem ficar no discurso de Janet Yellen, em busca de indícios de uma elevação mais rápida dos juros nos Estados Unidos. Diane deste cenário, os índices europeus e o indicador futuro das bolsas norte-americanas operam em campo negativo.

Ásia

Na Ásia, as bolsas finalizaram o pregão com perdas, destaque para a queda de 0,7% em Hong Kong. 

Europa

Já na Europa, as bolsas apresentam perdas nesta manhã, com investidores avaliando dados locais.

Na região, o índice gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos 17 países que compõem a zona do euro ficou estável em janeiro deste ano (56 pontos), segundo informações divulgadas hoje pelo instituto Markit Economics. O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado (56). Vale lembrar que toda marcação acima dos 50 pontos indica expansão do setor.

Por outro lado, o volume das vendas varejistas nos 17 países que compõem a zona do euro registrou queda de 0,1% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior, segundo informações divulgadas hoje pelo Escritório de Estatística da União Europeia, Eurostat. Em dezembro de 2016, as vendas no varejo da região caíram 0,5%. O resultado de janeiro veio abaixo do previsto pelo mercado (+0,4%).

Já as vendas reais do varejo da Alemanha registraram queda de 0,8% em janeiro de 2017 em relação ao mês anterior, segundo informações divulgadas hoje pelo Destatis, o Escritório Federal de Estatísticas.

Estados Unidos

Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura em campo negativo.

Brasil

Aqui no Brasil, o Ibovespa deverá acompanhar o desempenho externo.

Agenda

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, encerrou fevereiro com queda de 0,08% depois de uma alta de 0,32% em janeiro último. No acumulado do ano, a taxa indicou elevação de 0,24% e, nos últimos 12 meses de 4,43%. O grupo alimentação contribuiu para abaixar a média de preços ao fechar o mês com variação negativa de 0,69% ante uma alta de 0,16%, em janeiro último.

Política

Dois executivos da Construtora Odebrecht prestaram depoimento nesta quinta-feira (2) ao ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Benedicto Júnior e Fernando Reis depuseram no Rio, na sede do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Os depoimentos fazem parte da investigação do TSE sobre irregularidades nas contas da campanha presidencial de 2014, que elegeu a chapa Dilma Rousseff e Michel Temer.

Câmbio

Para finalizar, no mercado de câmbio, o dólar deverá apresentar ganhos em relação às demais moedas globais.

(MR – Agência IN)