Ibovespa acompanha exterior e cai 0,75%

Ibovespa acompanha exterior e cai 0,75% (Foto: Divulgação) Ibovespa acompanha exterior e cai 0,75%

Nesta terça-feira, 18, o principal índice acionário da BM&FBovespa, o Ibovespa, apresenta perdas em linha com o exterior. Há pouco, o índice, operava com queda de 0,75%, aos 63.852 pontos. O giro financeiro da bolsa marcava R$ 3.928 bilhões.

De acordo com relatório diário da Lerosa Investimentos, o mercado tende a acompanhar o mau humor do exterior e refletir também o recuo do governo na leitura do parecer da reforma previdenciária na comissão especial na Câmara. Ata do Copom sugerindo maiores cortes da taxa Selic pode ser vetor positivo, apesar de atrelar o avanço às reformas fiscais.

Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da Qualicorp (ON) que avançavam 4,96% e o Santander (UNT) que apresentavam alta de 3,33%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da Gerdau (PN), que decaíram 4,66% e da Vale (PNA) que recuavam 4,24%.

Agenda

A Ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) mostra que os membros do Comitê concordaram que a extensão do ciclo de flexibilização monetária dependerá das estimativas da taxa de juros estrutural da economia brasileira, que continuarão a ser reavaliadas ao longo do tempo, mas também da evolução da atividade econômica, dos demais fatores de risco mencionados acima e das projeções e expectativas de inflação.

Por outro lado, o Índice de Preço ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente a semana de 15 de abril avançou em duas das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As capitais que avançaram foram: Brasília (de 0,58% para 0,59%) e São Paulo (de 0,23% para 0,25%).

Do lado político, a leitura do relatório na comissão que discute a Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados foi adiada para amanhã (19), segundo o presidente da comissão, deputados Carlos Marun (PMDB-MS). Ele participou na manhã de hoje (18) de um café da manhã no Palácio da Alvorada com o presidente Michel Temer, ministros de Estado e deputados da base aliada do governo.

Exterior

No exterior, a primeira ministra do Reino Unido surpreendeu ao anunciar que deseja novas eleições para o parlamento no dia 8 de junho. A intenção seria aumentar o tamanho o apoio no parlamento como forma de facilitar a aprovação das medidas necessárias para o Brexit.

Além disso, a produção industrial nos Estados Unidos subiu 0,5% em março deste ano, na comparação com o mês anterior, segundo informações divulgadas hoje pelo Federal Reserve (FED, Banco Central dos EUA). Analistas previam uma alta de 0,5%. Em fevereiro, houve queda de 0,0% (número revisado). Por sua vez, a capacidade de utilização da indústria subiu para 76,1% em março, ante 75,4% em fevereiro.

(MR – Agência IN)