Como conquistar a liberdade financeira

  •  
Como conquistar a liberdade financeira Divulgação Como conquistar a liberdade financeira

Lidar com dinheiro não é uma tarefa fácil para muita gente. Muitas pessoas acabam se enrolando com as contas e cartões de crédito e fazendo dívidas que, muitas vezes, viram uma bola de neve. Para auxiliar nos gastos e investimentos, o coach financeiro Roberto Navarro listou algumas dicas para conquistar a liberdade financeira e conseguir estabilidade. O especialista relacionou cada item como a relação com o dinheiro, os impulsos, cortes orçamentários, inteligência financeira, a escolha de um banco, mercado de capitais, taxas e investimentos. Confira abaixo.

1. Nosso dinheiro é emocional e não racional, pois são nossas emoções que ditam nossos gastos e também nossos investimentos, se vamos poupar ou se vamos gastar. É por isso que aconselho ter sempre os pés no chão e não se deixar influenciar por emoções e impulsos.

2. A tendência mais comum das pessoas ao passar por uma situação difícil é planejar cortes orçamentários. Mudam os filhos de colégio, cortam a academia e a TV a cabo e tudo mais que for possível. A situação melhora por um determinado tempo, mas volta a se repetir. Aconselho que haja foco em construir riqueza, incrementar o orçamento, aumentar a renda e os investimentos e melhorar, assim, a qualidade de vida.

3. Muitos me perguntam se realmente existe inteligência financeira. Eu afirmo e confirmo que não só existe como pode ser desenvolvida e praticada. A inteligência financeira está intimamente ligada ao seu comportamento, à sua autodisciplina, que também pode ser desenvolvida, com seus valores pessoais, com o dinheiro, com a emoção colocada atrás de cada gasto, despesa e ganho, ao saber adquirir e criar novos ativos, enfim, toda vez que seu intuito for fazer dinheiro.

4. Busque um banco que satisfaça suas necessidades financeiras, centralizando nele maior volume de dinheiro, tendo em vista conseguir melhores taxas bancárias e melhores investimentos.

5. Antes de tomar qualquer decisão, avalie, estude as informações considerando sempre o fato de que o gerente bancário também tem sua meta mensal a cumprir e o que ele oferece pode não ser o mais interessante para você.

6. Cuidado com dicas de parentes e amigos que não tenham vivência real no campo financeiro. Eles podem ter boas intenções, mas não o conhecimento específico para ajudar.

7. No mercado de capitais e investimentos existe a máxima de que se alguém ganha, necessariamente outro terá que perder. Cuidado, então, para que o perdedor não seja você.

8. Na hora de investir temos que ter certeza de que estamos fazendo o melhor negócio pelo nosso dinheiro, recebendo a melhor remuneração e pagando as melhores taxas bancárias.

9. Um bom mercado de investimento é o imobiliário, mas é preciso cuidado na hora de investir. Não é aconselhável comprar um imóvel para investir cujo lucro e valorização já estejam realizados. Portanto, a melhor escolha é por um negócio cuja valorização esteja iniciando. Para isso, aconselho ler artigos escritos por especialistas, assistir aos noticiários, estudar antes de investir e estar sempre bem informado financeiramente sobre investimentos.

10. O dinheiro ganho com seu esforço e trabalho árduo deve ser bem protegido. Você deverá se empenhar ao máximo para isso, evitando gastos desnecessários, investindo de maneira correta e inteligente. Proteger seu patrimônio através de seguros, taxas de investimentos e um bom contador servem como estratégia de proteção financeira.

robertonavarroRoberto Navarro é fundador do Instituto Coaching Financeiro, o mais completo programa de educação financeira do Brasil com sede no Rio de Janeiro e em Orlando, nos Estados Unidos. Navarro é Agente de Investimentos Certificado por BOVESPA, ANCOR e CVM; Head trainer; Analista Financeiro, CEO da Matriz Invest agencia de investimentos, seguros e previdência; CEO do Instituto de Coaching Financeiro; CEO International School of Coaching; Master Treiner coach International; Coaching Sistêmico; Coaching com foco na solução; Empresário, Administrador de Empresas, Treinado por Anthony Robbins USA; Vencedor do Prêmio de liderança e primeiro lugar em diversos treinamentos sobre liderança e desenvolvimento humano; Formação em Inteligência Emocional; Criador do coaching financeiro e do processo de Coaching com base a Inteligência Emocional; Editor dos livros ‘Construindo Riqueza e Prosperidade’ e ‘Soluções Financeiras’ e Autor do livro Coaching Financeiro A arte de enriquecer.

(Redação - Agência IN)

Última modificação emQuinta, 24 Julho 2014 17:51