Rentabilidade dos Imóveis Comerciais continua desacelerando em meio à recessão

  •  
Rentabilidade dos Imóveis Comerciais continua desacelerando em meio à recessão Foto: Divulgação Rentabilidade dos Imóveis Comerciais continua desacelerando em meio à recessão

Dando continuidade à sequência programada de divulgações, o IGMI-C está sendo atualizado com informações referentes ao quarto trimestre de 2015. Neste período, o índice é calculado a partir de uma amostra composta por 537 imóveis.

No quarto trimestre de 2015, as taxas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 2,08%, 0,11% e 2,19%, sobre o trimestre anterior. A taxa de retorno sobre o capital continuou sua trajetória de desaceleração registrada ao longo do ano, enquanto a taxa de retorno da renda ficou estável. Em consequência, a trajetória da taxa de retorno total deu sequência ao padrão de reduções observado a partir de 2013, brevemente interrompido no primeiro trimestre de 2015. Por sua vez, a taxa de retorno anualizada continuou a tendência de redução observada a partir do último trimestre de 2013, representada no gráfico abaixo.

igmic

No quarto trimestre de 2015, as taxas anualizadas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 8,98%, 2,02% e 11,14%.

A recessão econômica iniciada no segundo trimestre de 2014 continua a exercer um claro efeito negativo sobre a rentabilidade dos imóveis comerciais.

(Redação - Agência IN)