Perfil do franqueado determina o sucesso de uma franquia

investimento médio para a abertura de uma unidade é de R$ 480 mil Divulgação investimento médio para a abertura de uma unidade é de R$ 480 mil

Há diversos fatores essenciais para que o objetivo de uma franquia seja atendido, dentre eles que o franqueado reúna algumas características essenciais de acordo com o negócio que este escolha. Isto significa dizer que, como cada empresa apresenta uma identidade própria da marca, fica a cargo de cada uma determinar um perfil condizente com seu segmento, o que visa proporcionar um bom relacionamento entre a franquia e o franqueado.

No caso da empresa Spedini Trattoria Expressa, que é especializada na culinária italiana, por exemplo, para preencher o perfil é necessário que a pessoa tenha tempo para se dedicar ao negócio e espírito empreendedor. Sendo estes itens mais relevantes até do que a própria experiência no ramo.

“Buscamos identificar pessoas empreendedoras e entusiasmadas com a perspectiva de se tornarem empresários bem sucedidos”, conta Romano Fressato Neto, gerente Comercial da Spedini.

Algumas exigências para se tornar um franqueado são: ter, no mínimo 21 anos, 2º grau completo, além de noções básicas em informática, administração e matemática financeira. Apesar disso, Fressato ressalta que a rede dispõe de um treinamento, oferecendo todo um respaldo para que a empresa seja conduzida. “Essas tarefas são rotineiras e, por isso, essenciais ao franqueado”, explica o gerente. Ter facilidade de comunicação e bom relacionamento também são aptidões essenciais para quem se interessa em montar um negócio desse tipo.

O investimento médio para a abertura de uma unidade é de R$ 480 mil (já com a taxa de franquia inclusa), mas sem o ponto comercial. O faturamento médio mensal de uma franquia é de R$ 125 mil e o lucro. Atualmente, a Spedini conta com 23 unidades distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, a maioria instalada em praças de alimentação de shoppings.

(Redação - Agência IN)