Microfranquia atrai empreendedores com menos dinheiro no bolso

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Microfranquia atrai empreendedores com menos dinheiro no bolso Foto: Divulgação Microfranquia atrai empreendedores com menos dinheiro no bolso

Segundo uma pesquisa do Instituto Endeavor Brasil, três em cada quatro brasileiros preferem ter um negócio próprio a ser empregado ou funcionário de uma empresa. Para quem um negócio com valor acessível, as microfranquias são a opção ideal, principalmente considerando a instabilidade econômica que o Brasil enfrente atualmente.

O setor de microfranquias - quando o negócio custa até R$ 80 mil - é um dos segmentos mais estáveis. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre 2013 e 2014 houve um aumento de 14,7%. Por serem mais enxutas, as microfranquias oferecem vantagens econômicas e de gestão. Algumas, por exemplo, não requerem ponto comercial, evitandos gastos de aluguel, energia, água, etc. Abaixo seguem exemplos de microfranquias brasileiras, incluindo algumas que foram lançadas em 2014:

Mídia Pane

O que faz? Publicidade em saco de pão
Investimento inicial: R$ 16.500
Número de unidades: 200
Resumo: o franqueado da Mídia Pane tem a missão de buscar anunciantes que tenham interesse em publicar sobre seus produtos e serviços nos sacos de pães. Assim que consegue clientes, o franqueando envia o pedido para a sede, onde há uma equipe de profissionais responsável pela arte e impressão dos anúncios. Quando os sacos impressos chegam, cabe a ele distribuí-los gratuitamente em padarias parceiras.


Mineiro Delivery - Lançada em 2015

O que faz? Comercializa comida caseira via delivery e dentro de boxes
Investimento inicial: R$ 79 mil
Número de unidades: 6
Resumo: a marca adotou o formato de franquia esse ano. A ideia é levar até os clientes o sabor irresistível da comida caseira. O cardápio inclui galinhada, feijoada e costelinha, entre outros.
MISS PINK - Lançada em 2014
O que faz? Vende cosméticos por meio de plataforma móvel
Investimento inicial: R$ 19 mil
Número de unidades: 26
Resumo: a proposta da rede é oferecer uma loja de produtos de beleza que possa ser transportada para diversos locais. A Miss Pink permite que os franqueados trabalhem em suas próprias casas ou façam parcerias com shoppings, salões de beleza e espaços comerciais. O mix de itens, como maquiagem, esmalte e hidratantes é produzido com alta tecnologia e fórmulas exclusivas, proporcionando muita qualidade aos produtos.

SEGURALTA – Home Office

O que faz? Franquia do mercado de seguros
Investimento inicial: em torno de R$ 20 mil
Número de unidades: 700
Resumo: lançada em São José do Rio Preto na década de 60, adotou formato de franquia em 2008. A marca dispõe de dois formatos de negócios: standard, com ponto comercial, e home office.

(Redação - Agência IN)