Grupo NQZ é a primeira startup de franquias coletivas do Brasil

  •  
Holding introduz o conceito de Franquia 5.0 no mercado nacional, criada a partir de investimento coletivo Foto: Divulgação Holding introduz o conceito de Franquia 5.0 no mercado nacional, criada a partir de investimento coletivo

O Grupo NQZ, sócio-administrador das redes The Original Cake e The Original Cup&Cake, Estética Hollywood, Mundo Cheff, Los Ogros e Hair Concept, no Brasil, e da Temakeria Makis Place, no sul da Flórida, nos Estados Unidos, traz para o mercado nacional uma inovação no mercado do franchising: a Franquia 5.0. O termo refere-se à franquia coletiva, ou seja, com vários donos, na qual cada um tem um número específico de cotas.

 

A ideia é inédita no país e possibilita melhores resultados, com menos riscos, além de chamar a atenção de uma grande parcela de empreendedores brasileiros que não possui capital suficiente para comprar uma franquia inteira. “Neste contexto, a Franquia 5.0 torna-se uma excelente opção de investimento, e os interessados podem ser cotistas da empresa ao obter determinada porcentagem de participação em uma das franquias do grupo”, afirma Bruno Queiroz, CEO do Grupo NQZ.

O mercado de franchising não para de crescer e, de acordo com ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento de todas as franquias, no Brasil, subiu 8,3% em 2015, em relação ao ano anterior, e atingiu o patamar de R$ 139,5 bilhões.

Diante deste cenário, outra vantagem do sistema de cotas é a possibilidade de realizar um investimento baixo em várias marcas. Cada nova unidade das marcas da NQZ é dividida em cotas, que podem ser adquiridas por qualquer pessoa disposta a investir na marca. O investidor pode obter entre 1% a 49% de participação por unidade, tendo direito aos lucros proporcional à porcentagem negociada e sem precisar se envolver na administração diária da unidade. “Administramos a operação de várias unidades, de diferentes marcas, com números muito satisfatórios, e essa nova proposta de cotas traz lucro ao sócio-cotista, sem que ele precise se preocupar com riscos jurídicos ou trabalhistas, pois gerenciamos tudo isso para o investidor”, explica Queiroz.

Na prática, a Franquia 5.0 é um investimento, um alternativa a muitas aplicações financeiras do mercado que nem sempre dão o retorno esperado ao investidor. Uma das vantagens de ser um sócio-cotista é que o investidor participa dos lucros, mas não arca com possíveis prejuízos ou ações judiciais.

(Redação - Agência IN)