Franquias de baixo investimento estão expansão em todo o Brasil

  •  
Franquias de baixo investimento estão expansão em todo o Brasil Divulgação Franquias de baixo investimento estão expansão em todo o Brasil

O setor de franquias de baixo investimento -  redes de franquias que exigem investimento inicial de até R$ 80 mil, também conhecido como microfranquias, cresceu  no ano passado 29% em número de unidades e 31% em faturamento, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a entidade, o setor foi responsável por 5,11% da receita total do franchising no Brasil, atingindo a marca de R$ 5,9 bilhões em 2013. No que depender do Grupo Zaiom, da Flyworld, da Limpidus e da Nutty Bavarian, a expansão desse segmento deve ser ainda maior em 2014.

O Grupo Zaiom – pioneiro em microfranquias no Brasil – projeta a abertura de 494 novos pontos em todo o país, sendo 96 unidades da Home Angels (cuidadores de pessoas), 46 da Dr. Faz Tudo (reparos e reformas prediais) , 77 Dr. Jardim (manutenção de jardins e piscinas), 85 Home Depil (fotodepilação e estética), 90  Amigo Computador ( gestão de TI para PME) e 100 unidades para a Globish (inglês global). “Esse ano nosso direcionamento e foco estão voltados para cidades menores, que carecem de diversos serviços a domicílio, como o de cuidadores de idosos, manutenção, idiomas, entre outros”, ressalta o sócio diretor do Grupo Zaiom, Artur Hipólito. As microfranquias do Grupo Zaiom possuem investimento inicial que vão de R$ 15 mil a R$ 30 mil, sendo que cada uma das microfranquias é indicada para um perfil distinto de empreendedor.

Pioneira em microfranquia de turismo no Brasil, a Flyworld começou a franquear em 2013 e já conta com 10 unidades em funcionamento.  A marca projeta a abertura de mais 30 operações até o final do ano. De acordo com dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo, o mercado de turismo no Brasil está em alta e, até o ano de 2017 deve se tornar o terceiro maior mercado aéreo doméstico do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China. “Com o crescimento do setor de turismo, o segmento é uma ótima opção para investimento para quem  deseja ser dono do próprio negócio e procura algo com baixo investimento e retorno rápido”, ressalta Paulo Atencia, sócio fundador da FlyWorld. Com investimento inicial entre R$ 9,5 mil e R$ 19,5 mil, a FlyWorld atua como Personal Travel na comercialização de viagens nacionais,  internacionais,  passagens aéreas, cruzeiros marítimos,  hotéis, locações, assessoria para vistos consulares e para passaportes.

A Limpidus – maior rede nacional de serviços de limpeza comercial do Brasil – prevê a abertura de 15 unidades até dezembro, o que representa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Líder do mercado, atualmente a marca possui 100 franqueados e mais de 2000 clientes ativos em praticamente todo o território nacional. As franquias da Limpidus são destinadas a empreendedores que buscam um negócio de qualidade aliado a uma marca de ampla experiência e suporte completo. No total são mais de 10 planos de franquias para atender diferentes demandas. Um dos diferenciais da rede para os franqueados é a indicação dos primeiros clientes de acordo com o investimento inicial e faturamento médio/ mensal programado. Com investimento entre R$31 mil a R$90 mil de acordo com o modelo escolhido, o retorno do franqueado é de aproximadamente 18 a 36 meses.

A Nutty Bavarian é uma rede de franquia de quiosques pioneira e especializada em grãos torrados e glaceados. Com planos de negócio a partir de R$ 70 mil reais, a marca oferece oportunidades de baixo investimento em um dos setores que mais crescem no franchising brasileiro, o de alimentação. "O mercado está aquecido e é uma excelente oportunidade para realizar o sonho de ter um negócio próprio. A área da alimentação fora do lar tem se beneficiado muito disso e do aumento do consumo no Brasil", observa a diretora-executiva da Nutty Bavarian, Adriana Auriemo Miglorancia. Para este ano, a expectativa é ampliar a participação da rede nos locais onde já está presente e chegar aos estados onde ainda não atua com a abertura de 30 unidades em shoppings, aeroportos, rodoviárias e universidades de todo o país.    

(Redação – Agência IN)