A franquia é de verão, mas o sucesso é o ano inteiro

A franquia é de verão, mas o sucesso é o ano inteiro Foto: Divulgação

Alguns empreendedores, só de ouvirem falar de marcas sazonais já sentem até um arrepio. Se lembram logo do fracasso do frozen yogurt e, pouco depois, das paletas mexicanas. A preocupação é valida, não é à toa que seis de cada dez franquias do grande picolé artesanal fecharam. Mas, não podemos generalizar. A aliança entre estratégia, qualidade e adaptabilidade pode dar mais certo do que você imagina.

Na verdade, a chave para o sucesso é simples: escolher um produto de verão, mas em um mercado consolidado. Veja o caso da Sucão. Nós somos especializados em sucos naturais, um produto sazonal. Porém, atuamos no setor de alimentação saudável, um mercado que tem demanda o ano todo e ainda está em ascensão. Assim, conseguimos ampliar nosso mix, de forma a manter a rentabilidade o ano inteiro.

Para lidar com os picos ou as baixas nas vendas dos sucos, elaboramos um planejamento especial para esses períodos de sazonalidade e também fornecemos um suporte diferenciado ao franqueado.

Como o verão é responsável por 30% do faturamento anual da rede, nessa época o foco do gestor é a excelência no atendimento, assim o aumento da demanda em nada influencia a qualidade do produto ou do serviço prestado.

Já no inverno, temos uma maior rigidez no controle de desperdícios e na minimização de custos para podermos driblar a queda do faturamento. Além disso, incrementamos o nosso portfólio de produtos com sopas e escondidinhos saudáveis, sempre mantendo o propósito da marca.
Outra estratégia que funciona bem em franquias que trabalham com a sazonalidade é oferecer um suporte no planejamento financeiro dos franqueados. Assim, é possível garantir a sustentabilidade das unidades em todos os meses.

Através de uma gestão forte e estruturada conseguimos manter a rede rentável o ano todo e ainda crescer em meio à crise. Portanto, antes de torcer o nariz para as marcas de verão, vale a pena se aprofundar um pouco mais. Às vezes, você só está olhando na direção errada! Então, que tal aproveitar a chegada de 2017 para conhecer novas oportunidades? Tenho certeza que não faltarão boas inspirações para você!

Antônio Ricardo Mesquita é sócio fundador da Sucão, franquia de alimentação saudável que se destaca no mercado Fast and Healthy Food.

(Redação - Agência IN)