Especialista do Anglo dá dicas para administrar estudos

Especialista do Anglo dá dicas para administrar estudos (Foto: Divulgação) Especialista do Anglo dá dicas para administrar estudos

O feriado dos dias 12 e 13 de outubro será de pouco descanso para os estudantes que irão prestar o Enem e os demais vestibulares. Faltando menos de um mês para o início da temporada de provas, é hora de revisar e não perder tempo. Na reta final, muitos têm dúvidas sobre qual é a melhor maneira de estudar: aumentar o ritmo, manter o padrão dos meses anteriores ou começar a revisão?

O diretor pedagógico do Anglo, Paulo Moraes, orienta que o primeiro passo é montar um calendário. “Pare e organize no papel o que já estudou e o que ainda falta ser visto”, explica. A partir daí, o lema é foco!
É necessário que estudante conheça os próprios limites e calcule quantas horas de estudo são necessárias para cobrir o conteúdo necessário. Para Moraes, isso varia de aluno para aluno, já que alguns frequentam cursinho, outros cursam o Ensino Médio e há quem estude por conta própria. “O importante é calcular a disponibilidade de horas e então seguir uma rotina de estudos rígida com base no calendário”, afirma.

A melhor dica agora é o autoconhecimento. Se o aluno sabe que tem dificuldade em um assunto específico, ele pode destinar um pouco mais de tempo nisso até sanar suas dúvidas. “Também é essencial que o estudante conheça bem as provas que irá prestar, pois há casos em que determinadas matérias não são cobradas”, lembra Moraes.

Até o final de setembro, o vestibulando teve oportunidade de retomar alguns assuntos que viu no primeiro semestre. O período de revisão com maior intensidade começa agora, um mês antes da prova. “É algo que já deve ser previsto no calendário. Outubro é o mês ideal para o início da revisão”.

Mais do que nunca, agora é a hora de o jovem abdicar de prazeres, como redes sociais e passeios. “Não dá para sair com os amigos no meio da semana, é preciso renunciar certas coisas para atingir a sua meta. É o momento de colocar o pé no acelerador”, aconselha o professor, que destaca ainda o período de descanso.

“Não deixe de pegar nos livros durante o final de semana, mas reserve um momento para relaxar e praticar atividade física. Manter a saúde do corpo e da mente é primordial na hora da prova”. 

Confiança e atenção

O aluno precisa entender a estrutura do Enem para conseguir realizar uma boa prova. Para isso, é fundamental prestar atenção na maneira como as questões são apresentadas. “É essencial saber realizar uma leitura atenta, capaz de destacar os pontos-chave para conseguir traçar os caminhos da resolução”, recomenda Moraes. Muitos deslizes na prova são causados pela ansiedade. Para ter confiança em si mesmo, o candidato precisa saber lidar com as suas emoções. “Saber estudar é importante, mas confiar no que se sabe e crer que se sairá bem no exame é tão importante quanto. É preciso controlar a ansiedade, ser otimista e ter em mente que está dando o melhor de si” finaliza Moraes.

(Redação – Agência IN)