Como se preparar para a carreira dos sonhos

  •  
Como se preparar para a carreira dos sonhos (Foto: Divulgação) Como se preparar para a carreira dos sonhos

Conseguir um espaço em grandes companhias passou a ser um desafio para muitos jovens brasileiros. Com o desemprego e a queda de vagas abertas, a disputa por elas atualmente é grande. Além disso, o leque de opções está cada vez maior, o que, muitas vezes, pode causar sentimentos de insegurança e de dúvidas em muitas pessoas que estão em início de carreira. Pensando nisso, a Eureca! e a Brasil Júnior (Confederação Brasileira das Empresas Juniores), instância que representa as Empresas Juniores brasileiras, separaram algumas dicas para os estudantes se prepararem para encontrar o emprego dos sonhos. Confira:

1- Autoconhecimento em primeiro lugar

O autoconhecimento é essencial. Os primeiros passos para a direção que o estudante quer seguir só pode ser determinado com clareza por ele mesmo.

"O competidor precisa saber quem ele é, quais os valores ele possui, porque só dessa forma ele vai conseguir encontrar um lugar e o ambiente ideal dentro do perfil e necessidades dele. É um exercício de olhar no espelho para dentro de si mesmo", diz Augusto Junior, coordenador de relacionamento da Eureca!

2- Buscar as melhores experiências

Procurar experiências extracurriculares é um dos primeiros passos. Muitos processos atuais contratam por competências comportamentais, chamadas de soft skills (habilidades interpessoais). Exercer algumas atividades como voluntariado, projetos sociais, iniciação científica e intercâmbios de estudo são considerados diferenciais para muitas empresas. Participar de uma empresa júnior, que proporciona o aprendizado prático durante a formação acadêmica, é outro fator distintivo.

"A Empresa Júnior permite que o estudante aplique na prática os conhecimentos adquiridos na universidade. É uma ótima oportunidade para ganhar experiência na área, se entender como profissional e ganhar um diferencial para o mercado de trabalho. Grandes organizações, como Ambev e Bradesco, possuem processos seletivos exclusivos para empresários juniores, elas sabem que um profissional formado empreendedor no MEJ é capaz de grandes feitos", diz Carolina Utimura, presidente da Brasil Júnior.

3- Amar o que faz

É comum ouvir dos mais velhos, desde muito novo, que é preciso fazer o que ama para obter o sucesso. Porém, quando se tem determinação e foco em uma empresa, esse discurso deve ser transformado.

"Hoje em dia estamos na moda do "fazer o que ama" - que é importante, mas tão importante quanto isso é também "amar o que faz" porque nem tudo o que você faz, você vai gostar - mas o sucesso está exatamente nessa questão de ser apaixonado, ter paixão naquilo que está se propondo a fazer.", diz Augusto Júnior, coordenador de relacionamento da Eureca!

4- Networking desde o começo

Mesmo antes do primeiro emprego, o relacionamento com pessoas dentro da universidade e também de outras áreas fará toda a diferença lá na frente. É importante socializar com todas as pessoas em volta e interagir ao máximo.

"O jovem tem a capacidade de trocar conhecimento com pessoas que estão dispostas a aprender e também têm muito a ensinar. Entre essas pessoas podem estar aquela pessoa que te dará uma oportunidade incrível ou seu futuro sócio, como é o caso dos pós-juniores Joice Toyota e José Frederico Netto, que trabalharam juntos na FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo) e fundaram a Vetor Brasil, empresa que seleciona jovens talentos para auxiliarem governos do Brasil a desenvolverem projetos inovadores", explica Carolina Utimura, presidente da Brasil Júnior.

(Redação – Agência IN)