Alunos relatam os frutos do ensino a distância

  •  
Alunos relatam os frutos do ensino a distância (Foto: Divulgação) Alunos relatam os frutos do ensino a distância

Com histórias de sucesso, estudantes apontam a flexibilidade do estudo como ideal para quem não abre mão da qualidade e do tempo no dia a dia

O ensino a distância atrai cada vez mais novos alunos para a modalidade. Somente na graduação houve incremento de 20% entre 2015 e 2016, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do ano passado. Diante da flexibilidade que o EAD favorece, muitos optaram por esta modalidade que já rende frutos em diversos níveis de ensino como cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação. Estes são os casos de Jakson Sosa, de Eliane Schumacher e Valdir da Silva Santos que estudaram no Senac EAD e conquistaram seus objetivos profissionais.

Jakson Sosa, por exemplo, é um empresário de 65 anos, que se graduou a distância pela instituição em Tecnologia em Marketing, em 2015 e, em seguida, fez pós-graduação em Gestão de Marketing. De olho nas novas exigências do mundo do trabalho e de oportunidades de negócios, ele deixou a aposentadoria de lado e manteve-se com “a mão na massa”. “O formato de ensino a distância não foi empecilho para mim. Além de ser adaptável em qualquer idade, como na minha, ajudou na flexibilidade de tempo, entre meus trabalhos e estudos”, avalia Jakson.

Proprietário de uma empresa especializada em vídeo, atualmente com mais de 20 funcionários, o empreendedor avalia que a graduação e a especialização trouxeram impactos significativos. Isso porque, conforme ele explica, o bom conhecimento de marketing na teoria e na prática o tem ajudado a criar uma configuração para diversos modelos de trabalho. “Seja em qual for o ambiente, digital ou não, a aprendizagem adquirida nessas áreas tem me servido em prospecções, vendas, em tudo”, aponta.

Já Eliane Schumacher estava há 10 anos afastada dos estudos e, após se ver desempregada com o fechamento do supermercado que tinha na pequena cidade rio-grandense, resolveu ingressar no curso de Marketing ofertado pelo Senac EAD. Além da flexibilidade e metodologia de ensino da instituição, tinha ainda, segundo ela, um ponto fundamental: “não havia necessidade de deslocar-se de uma cidade à outra para estudar”. Este benefício do EAD a fazia economizar 140 km de estrada entre a capital gaúcha e Camaquã, pequena cidade rio-grandense na qual residia.

Por meio das aulas, Eliane aprendeu a colaborar em planejamentos e na realização de estudos de mercado, além de estruturar estratégias voltadas ao relacionamento com clientes e fornecedores, ações de promoções, executar e gerenciar planos de vendas. Depois de formada, foi contratada por um grande supermercado da cidade para exercer cargo de gestão. “Depois de entender de estratégias, me vi apta a liderar uma equipe de 40 pessoas, a ter autonomia e saber correr riscos, além de lidar com diferentes culturas e competências humanas”, relata.

Valdir da Silva Santos, por sua vez, com nove anos de atuação na área de logística ainda não tinha alcançado o tão almejado cargo de gestão. Ao cursar Técnico em Logística, um dos 12 ofertados pelo Senac EAD, adquiriu aprendizado – baseado em teorias e práticas atuais do setor. Em função da qualificação, da vivência e dos estudos, Santos recorda que assegurou a vaga de trabalho quando sua empresa efetuou demissões por causa da crise econômica. “O fato de eu ser um bom profissional e meu currículo estar atualizado, certamente me ajudou a não ser demitido”, lembra.

Após concluir o curso, Valdir foi promovido de auxiliar para repositor, depois de operador de empilhadeira a encarregado de gestão de pessoas. Chegar ao nível de gerência é o próximo passo do rondoniano. Para isso, tem como objetivo fazer um curso superior relacionado à sua área de atuação. “Comecei a olhar as opções pelo Senac EAD, porque quero otimizar o máximo de tempo entre trabalho e formação profissional”, conclui.

Inscrições: graduação e pós-graduação – Para quem pretende obter uma graduação, o Senac EAD oferta cursos em tecnologia, bacharelado ou licenciatura com duração entre dois e quatro anos. As aulas são ministradas totalmente pela internet, sendo preciso realizar duas avaliações presenciais por semestre no polo escolhido. A instituição está com inscrições abertas para também para pós-graduação a distância. Os interessados podem fazer as inscrições pelo Portal Senac EAD e contar com uma rede de polos espalhados pelo país.

(Redação – Investimentos e Notícias)