Índices Europeus Recuam com Queda em Ações de Bancos e Mineradoras em Meio a Preocupações Comerciais - Investimentos e Notícias Índices Europeus Recuam com Queda em Ações de Bancos e Mineradoras em Meio a Preocupações Comerciais - Investimentos e Notícias
Mercado

Índices Europeus Recuam com Queda em Ações de Bancos e Mineradoras em Meio a Preocupações Comerciais

  • 03/06/2025 - 08h01
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 2 min de leitura

O principal índice acionário da Europa recuava nesta terça-feira, prejudicado pelas perdas de ações de bancos e de mineradoras, conforme os investidores aguardavam novidades sobre a guerra comercial vigente que está obscurecendo as perspectivas de crescimento.

O índice STOXX 600 reverteu ganhos iniciais e caía 0,24%, a 546,61 pontos, ampliando as perdas de segunda-feira, com as ações de bancos caindo 1,4% e os papéis de mineradoras em baixa de 2,3%.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu sua perspectiva de crescimento global e disse que a guerra comercial está afetando a economia dos Estados Unidos mais do que antes.

“As previsões da OCDE causarão muita preocupação. Muitas pessoas estavam pensando que talvez a inflação tivesse ficado para trás, mas a grande preocupação agora é com o que acontecerá em seguida”, disse Danni Hewson, chefe de análise financeira da AJ Bell.

A ansiedade sobre como as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, serão implementadas depois que elas enfrentaram obstáculos legais na semana passada ainda prevalecia após o governo pedir a um tribunal de apelações que pausasse uma decisão judicial que bloqueou as taxas.

No entanto, o governo tem pressionado os países a apresentarem suas melhores ofertas comerciais até quarta-feira e disse que Trump e o líder chinês, Xi Jinping, provavelmente conversarão nesta semana em meio à escalada das tensões comerciais, um sinal de que negociações estão no horizonte.

Desempenho dos Principais Índices Europeus

  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuava 0,08%, a 8.767 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subia 0,07%, a 23.946 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-A1540 perdia 0,30%, a 7.713 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib tinha desvalorização de 0,07%, a 39.954 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrava baixa de 0,46%, a 1.137 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizava-se 0,07%, a 7.430 pontos.

(Com Reuters)

Ibovespa

Fechamento Ibovespa: Alta impulsionada por cancelamento de entrevista de Bolsonaro e IPCA-15; Destaques para Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4) e Magazine Luiza (MGLU3)

O Ibovespa encerrou a terça-feira em alta significativa, ultrapassando novamente a marca de 160 mil pontos. O mercado reagiu ao cancelamento de uma entrevista que seria concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, além de analisar os dados do IPCA-15, a prévia da inflação. O índice de referência do mercado acionário brasileiro subiu 1,46%, atingindo 160.455,83 pontos […]

Mercado

Índia Anuncia Reformas para Simplificar Controles de Importação e Atender Preocupações dos EUA

A Índia anunciou nesta quarta-feira reformas para reduzir a burocracia e simplificar seus controles de qualidade de importação, atendendo a uma preocupação levantada pelos Estados Unidos sobre requisitos supostamente “onerosos” do país sul-asiático. Nova Délhi e Washington têm trabalhado para chegar a um acordo comercial, que a Índia espera que alivie a tarifa de 50% […]

Mercado

Pedidos de Auxílio-Desemprego nos EUA Caem Inesperadamente, Apesar de Mercado de Trabalho Estagnado

O número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu inesperadamente na semana passada, mas a taxa de desemprego provavelmente permaneceu alta em dezembro devido à lenta contratação. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos Estados caíram 10.000 na semana encerrada em 20 de dezembro, para 214.000, em dados ajustados sazonalmente, informou o Departamento […]