Inep amplia avaliação de escolas de ensino básico

  •  
Inep amplia avaliação de escolas de ensino básico Foto: Divulgação Inep amplia avaliação de escolas de ensino básico

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano vai ter novidades. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (25) a portaria que estabelece as diretrizes para o planejamento e operacionalização do exame.

A ampliação do conjunto de alunos, turmas e escolas avaliados e a possibilidade de adesão de escolas privadas estão entre as principais novidades.

Por meio da coleta de dados nos sistemas de ensino e escolas, o Saeb avalia a qualidade da educação nacional e oferece subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais. Nesta edição, a população-alvo formada por alunos, turmas e escolas será ampliada.

Não serão avaliadas pelo Saeb turmas multisseriadas, de correção de fluxo, de educação especial exclusiva, de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de ensino médio e as escolas indígenas que não ministrem o ensino em língua portuguesa.

Participação

Para participar do Saeb 2017, todas as escolas deverão preencher o formulário do Inep com os dados declarados ao Censo Escolar 2017, entre 31 de maio a 31 de julho.

A participação no Saeb é obrigatória para as escolas públicas e facultativa para as escolas privadas. A partir desta edição, a inscrição no sistema permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

As escolas privadas de zonas urbanas e rurais que tenham pelo menos dez alunos matriculados na terceira ou na quarta série do ensino médio e quiserem ter seus resultados divulgados devem passar por uma segunda etapa de adesão. As informações são do Portal Brasil.

(Redação - Agência IN)