Plano de Trump para Gaza Ameaça Cessar-Fogo e Estabilidade Regional - Investimentos e Notícias Plano de Trump para Gaza Ameaça Cessar-Fogo e Estabilidade Regional - Investimentos e Notícias
Política

Plano de Trump para Gaza Ameaça Cessar-Fogo e Estabilidade Regional

  • 12/02/2025 - 09h27
  • Atualizado 10 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

O plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle de Gaza e reassentar os palestinos, que atraiu condenação global, vai ameaçar um frágil cessar-fogo no enclave e alimentar a instabilidade regional, disseram autoridades árabes seniores nesta quarta-feira.

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, alertou a Cúpula Mundial de Governos, em Dubai, que se Trump seguir em frente com seu plano, ele levará o Oriente Médio a um novo ciclo de crises com um “efeito prejudicial sobre a paz e a estabilidade”.

Trump enfureceu o mundo árabe ao declarar inesperadamente que os Estados Unidos assumiriam Gaza, reassentariam sua população palestina de mais de 2 milhões de pessoas e a transformariam na “Riviera do Oriente Médio”.

Depois de 16 meses de ataques aéreos israelenses na guerra de Gaza após os ataques do Hamas a Israel em outubro de 2023, os palestinos temem uma repetição da “Nakba”, ou catástrofe, quando cerca de 800.000 pessoas fugiram ou foram expulsas durante a guerra de 1948 que levou à criação de Israel. Trump disse que eles não teriam o direito de retornar.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou na terça-feira que o cessar-fogo em Gaza terminará e que as Forças Armadas retomarão o combate contra o Hamas até que ele seja derrotado, caso o grupo militante palestino não liberte os reféns até o meio-dia de sábado.

Mais tarde, o Hamas emitiu uma declaração renovando seu compromisso com o cessar-fogo e acusando Israel de colocá-lo em risco.

O Hamas tem libertado reféns gradualmente desde o início da primeira fase do cessar-fogo, em 19 de janeiro, mas na segunda-feira disse que não libertaria mais nenhum refém, sob acusação de que Israel estava violando o acordo.

“Se a situação explodir militarmente mais uma vez, todo esse esforço (de cessar-fogo) será desperdiçado”, disse Aboul Gheit.

Jasem al-Budaiwi, que lidera a aliança política e econômica do Conselho de Cooperação do Golfo, rico em petróleo, pediu a Trump que se lembre dos fortes laços entre a região e Washington.

“Mas é preciso dar e receber, ele diz sua opinião e o mundo árabe deve dizer a sua; o que ele está dizendo não será aceito pelo mundo árabe.”

Trump afirmou que os palestinos em Gaza, uma pequena faixa de terra empobrecida, poderiam se estabelecer em países como a Jordânia, que já tem uma enorme população palestina, e o Egito, o Estado mais populoso do mundo árabe. Ambos rejeitaram a proposta.

O Egito sediará uma cúpula árabe de emergência em 27 de fevereiro para discutir desenvolvimentos “graves” para os palestinos.

Política

Venezuela Autoriza Retomada de Voos de Repatriação de Imigrantes dos EUA Após Interrupção

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aprovou um voo de repatriação de imigrantes a partir dos Estados Unidos, disseram autoridades venezuelanas nesta terça-feira, dias depois que Caracas disse que os comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, tinham efetivamente interrompido o programa. “A Autoridade Aeronáutica da Venezuela recebeu um pedido do governo dos Estados Unidos […]

Política

Eleitores do Tennessee Decidem Novo Deputado em Eleição Especial Crucial para Controle Republicano na Câmara dos EUA

Os eleitores do Tennessee escolherão seu próximo deputado em uma eleição especial nesta terça-feira, que afetará o controle estreito dos republicanos sobre a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos rumo às eleições legislativas de meio de mandato do próximo ano. O republicano Matt Van Epps, ex-comissário do Departamento de Serviços Gerais do Tennessee, é o […]

Política

Polícia Belga Investiga Fraude em Programa de Treinamento da UE com Envolvimento do Colégio da Europa

A polícia belga realizou buscas no serviço diplomático da União Europeia, o EEAS, em Bruxelas e em uma instituição de ensino superior, o Colégio da Europa, em Bruges, como parte de uma investigação sobre suspeita de fraude, informou o Ministério Público Europeu nesta terça-feira. Três suspeitos foram detidos na investigação relacionada ao treinamento financiado pela […]