Novo Cruze Sport6 estreia com apelo mais esportivo

Novo Cruze Sport6 estreia com apelo mais esportivo Foto: Divulgação Novo Cruze Sport6 estreia com apelo mais esportivo

Depois de revolucionar com as inovações tecnológicas do Novo Cruze sedã, a Chevrolet apresenta o Novo Cruze Sport6, que chega como o hatch médio mais surpreendente do mercado brasileiro.

O modelo incorpora as evoluções tecnológicas trazidas pelo “irmão maior” e adiciona ainda visual e comportamento dinâmico mais esportivos - características valorizadas por consumidores de veículos deste segmento.

Até por conta disso, o sobrenome Sport6 foi mantido na segunda geração do Cruze hatch, que ganhou opção de teto solar elétrico, novos serviços OnStar, rodas exclusivas de 17”, além de acerto customizado da suspensão e da direção progressiva com assistência elétrica.

O design ganhou silhueta marcada pela traseira mais curta e linhas elegantes da carroceria, que revelam o conceito vanguardista do carro. Os para-choques são inspirados nos da versão “RS” norte-americana.

O dinamismo também aparece nas proporções do hatch, que ficou ligeiramente menor, porém com maior distância entre-eixos, trazendo novas proporções para o carro.

Isso melhora a dinâmica veicular e o aproveitamento do espaço da cabine, que ganha também sofisticação e uma extensa lista de equipamentos de conforto, conveniência e segurança.

Entre os itens disponíveis estão o sistema de estacionamento semiautomático e o assistente de permanência na faixa, que é capaz de identificar uma saída involuntária da pista e realizar automaticamente pequenas correções na trajetória do veículo.

Outras novidades são o motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível de 153 cv, a última geração da transmissão automática de seis marchas e o sistema Stop/Start (desliga temporariamente a ignição durante paradas), proporcionando um perfeito balanço entre alta performance e baixo consumo de combustível.

Em relação a conectividade total, ponto forte dos modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que é a vitrine tecnológica da marca. O multimídia MyLink traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de alta definição capacitiva, navegador e comando de voz.

A versão 2017 do Cruze traz ainda avanços na tecnologia OnStar. Além dos conhecidos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação, há uma nova versão do aplicativo, que permite ao usuário consultar um número maior de parâmetros do veículo pelo celular.

A pressão de pneus e informação sobre a quilometragem total percorrida eram as únicas disponíveis na versão anterior do aplicativo. A novidade que chega junto com o Cruze Sport6 e será também estendida aos demais modelos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar, basta ao usuário atualizar a versão do aplicativo.

“Apesar de compartilharem o mesmo DNA, Novo Cruze e Novo Cruze Sport6 são produtos complementares e de apelo distintos. Enquanto o sedã se destaca pelo maior espaço para bagagem, o hatch entrega mais esportividade”, explica Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Juntos, a linha Cruze já emplacou mais de 185 mil unidades no país desde que foi lançada, que faz dela uma das de maior sucesso do segmento. A estreia do sedã aconteceu em setembro de 2011, quase um semestre antes do hatch.

O Novo Cruze Sport6 chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São oito opções de cores: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Glory e Azul Petróleo.

O modelo começa a chegar às concessionárias Chevrolet em dezembro. A garantia do veículo é de três anos.

Traseira curta e acabamento inspirado na versão “RS”

Assim como a versão sedã, o Novo Cruze Sport6 foi desenvolvido por um time global de engenheiros na Alemanha e nos Estados Unidos.

O elemento de que mais chama a atenção no design do hatch é a traseira 217 mm mais curta que a do sedã, reforçando o aspecto esportivo e atlético do veículo.

A traseira é alta, com lanternas que lembram as do Camaro, pela disposição das lâmpadas e pela assinatura luminosa que criam à noite.

O para-choque tem acabamento exclusivo e elementos marcantes, inspirados no da versão “RS” norte-americana. Traz defletores nas extremidades, moldura fosca e saída de escape alargada.

Na parte superior da tampa do porta-malas chama a atenção o belo aerofólio que integra a terceira luz de freio e tem função aerodinâmica importante.

A lateral é caracterizada pelo teto arqueado, que segue uma linha fluida que vai do para-brisa até os pilares posteriores. As rodas de alumínio aro 17 com raios em forma de “Y” completam o conjunto -são escurecidas na versão LTZ.

A parte frontal do Cruze hatct também traz novidades, seguindo a mais nova expressão global do DNA da marca. Traz faróis e grade superior integrados, mas sem abandonar o conceito “dual grille”, com entradas de ar bipartidas.

O para-choque dianteiro também é estilo “RS”, com aletas exclusivas, faróis auxiliares horizontais e spoiler integrado à base pintado em preto fosco.

O desenho da segunda geração do Cruze Sport6 é resultado da inspiração dos projetistas e dos testes de otimização aerodinâmica feitos em modernos túneis de vento.

Interior mais aconchegante

Novas proporções e dimensões possibilitam um habitáculo com mais espaço e conforto para os até cinco ocupantes.

O interior enfatiza a interação humana com a tecnologia. O redesenho dos painéis de instrumentos e das portas, além da redistribuição dos consoles com porta-objetos, contribuíram para um ambiente ergonômico e aconchegante.

O conceito “dual-cokpit” que separa bem a área do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, no entanto com um design completamente novo.

A começar pela direção elétrica com regulagem de altura e profundidade. Multifuncional, o volante agora agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo maior número de interações com o veículo sem distrações por parte do condutor.

O quadro de instrumentos de fácil leitura traz os principais dados do veículo e vem com um computador de bordo de última geração.

Na versão LTL ele conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualização: informações gerais do veículo, como pressão dos pneus e vida útil do óleo; informações do sistema de áudio; informações do sistema de telefonia; informações sobre o sistema de navegação e um menu configurável que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.

O computador de bordo ainda possui a função ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. É possível inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos últimos 50 quilômetros percorridos.

Na parte superior central do painel está a mais nova geração do sistema multimídia Chevrolet MyLink, com uma grande tela capacitiva de alta definição, além de Android Auto e Apple CarPlay, que permitem maior integração com o smartphone do usuário. Comando de voz e navegação embarcada estão disponíveis.

O novo painel é também caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais “soft touch” (macio ao toque) e cromados. O revestimento premium dos bancos e dos painéis das portas foi igualmente revisto. Na versão LT a cor predominante é o preto, já na LTZ, o cinza.

Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora emoldura os comandos do multimídia e do ar-condicionado digital, facilitando a localização das teclas à noite.

Em outro patamar

Como na geração anterior, o Novo Cruze Sport6 vem completo desde a versão mais acessível. Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica progressiva, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar, airbags frontais e laterais, cintos de segurança de três pontos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento traseiro, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay também passam a ser equipamentos de série.

Já a versão topo de linha (LTZ) soma teto solar, airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com tela de 8” com GPS integrado e mapas 3D, acabamento da grade e das maçanetas externas em cromo, rodas com acabamento escurecido.

Referência em dinâmica veicular

O Novo Cruze Sport6 adota uma arquitetura inédita, que deixou a carroceria 6% mais rígida em torção e cerca de 20% leve, com evoluções em segurança estrutural e dinâmica veicular em relação ao antecessor.

Para isso, o hatch da Chevrolet ampliou a adoção de materiais mais nobres, como ligas de aço mais resistentes. Ao todo, a versão 2017 está 114 quilos mais leve.

De acordo com o engenheiro-chefe global do projeto, Marcus Lott, a levezado chassi explica o excelente comportamento dinâmico do modelo, projetado para ser prazeroso de dirigir e muito tecnológico.

Além do baixo peso, a plataforma do hatch da Chevrolet foi criteriosamente acertada para atender ao gosto do consumidor brasileiro e às condições das vias locais, oferecendo uma excelente dirigibilidade sem comprometer o conforto a bordo.

A maior distância entre-eixos e novo posicionamento do eixo traseiro, agora 10% mais rígido que o eixo traseiro da versão sedã, contribuíram para um melhor balanço entre conforto e esportividade.

E foi buscando trazer uma dirigibilidade esportiva que o Cruze Sport6 ainda traz um ajuste específico da suspensão, que combinado com uma calibração exclusiva da direção elétrica, trouxeram melhor desempenho e estabilidade em curvas, além de uma resposta mais rápida e precisa em altas velocidades.

Foco em eficiência energética

O Cruze Sport6 2017 estreia com o novo motor Ecotec 1.4 Turbo Flex de elevada potência. Desenvolve até 153 cavalos e 24,5 kgfm de torque.

Com baixa emissão de poluentes e nota “A” no selo de eficiência energética do Inmetro, o Novo Cruze Sport6 percorre, de acordo com dados do instituto, com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente. Na média, é cerca de 30% mais econômico que o modelo de geração anterior.

Várias tecnologias contribuem para esses números. No motor, o turbocompressor, a injeção direta de combustível, o cabeçote com coletor de escape integrado, além de bloco e cárter também de alumínio, o comando variável de válvulas e o sistema Stop/Start.

(Redação - Agência IN)