A Petrobras obteve autorização da reguladora ANP para iniciar a operação de nova unidade na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), que permitirá ampliar a produção de diesel S-10 no local em 80%, substituindo volumes de diesel S-500, que é considerado mais poluente, informou a companhia nesta quinta-feira.
A autorização, concedida no fim de dezembro, permitiu o início da operação da Unidade de Hidrotratamento (HDT) da refinaria, explicou a empresa.
“O aumento da produção de diesel S-10 será possível graças à otimização do parque de refino, ajustando o perfil de produção da Revap”, disse a petroleira, em nota à imprensa.
“Isso significa que parte da capacidade anteriormente destinada ao diesel S-500 será realocada para a produção de diesel S-10, em resposta à demanda crescente por combustíveis mais limpos.”
A Petrobras tem buscado ampliar a capacidade para atender o forte consumo de diesel no país, que impulsionou as importações em 20% em 2025.
O diesel S-10, por apresentar menor teor de enxofre, contribui para menores emissões de poluentes locais e maior durabilidade de motores modernos, atendendo a padrões ambientais cada vez mais rigorosos, adicionou a Petrobras.
A Revap possui capacidade de processamento de até 252 mil barris de petróleo por dia e responde por cerca de 14% da produção de derivados da Petrobras.
(Com Reuters)