Turbine seu CV alterando o layout

  •  
Turbine seu CV alterando o layout (Foto: Divulgação) Turbine seu CV alterando o layout

Um bom currículo vai muito além de descrever as habilidades e competências técnicas, como também detalhar a experiência e cursos de especialização. De acordo com Sonia Nakabara, diretora de operações da Avance RH, um bom currículo começa na formatação.

De acordo com Sonia a quantidade de páginas, tamanho do texto e a fonte utilizada são extremamente importantes para chamar a atenção do selecionador no primeiro momento. “Isso é determinante para os profissionais de RH, decidirem pela eliminação do candidato ou não. O primeiro impacto visual é decisivo”, conta.

Nakabara acrescenta que a utilização da foto do candidato é recomendada somente quando a vaga pretendida exige. Quando isso ocorre, o padrão utilizado é o tamanho 3x4. “Vale o bom senso de escolher uma foto atual, que retrate boa aparência”, complementa.

Em relação ao número de páginas, a diretora aconselha que o documento tenha duas no máximo. “Mais que isso causa desinteresse no selecionador. Pense que ele recebe muitos e deve ser pontual na seleção”, diz.

A diagramação é a primeira imagem que a empresa terá do candidato, por isso a fonte utilizada pode ser diferente, mas sem exageros. Se quiser sair das famosas “Times New Roman” e “Arial”, a recomendação é escolher uma que também seja agradável e legível na leitura. “Não use letras desenhadas ou muito rebuscadas, pois o selecionador pode achar infantil”, alerta. O tamanho mais indicado é entre 11 e 12 para que a leitura ocorra de forma natural.

Com exceção dos principais tópicos (objetivo, formação acadêmica, experiências profissionais, etc.) que podem ser centralizados na página, utilize o restante do conteúdo com alinhamento justificado e espaçamento entre linhas de 1,5 cm e margens esquerda e superiores de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Isso permite que a leitura tenha uma maior fluência.

Segundo a diretora de operações da Avance RH o colorido nos currículos são desnecessários, por que, mesmo que enviado por e-mail, quando impresso em preto e branco, as informações se perdem. Desta mesma forma, bordas, desenhos e enfeites não acrescentam em nada. “Imprima sempre no tamanho padrão A4 e no formato retrato (vertical)”, conclui Sonia.

(Redação – Agência IN)