Seja mais colaborador para crescer na carreira

Seja mais colaborador para crescer na carreira Foto: Divulgação Seja mais colaborador para crescer na carreira

Como vendedor que sou, sempre ressalto o mantra: "Vender é ajudar! Vender é servir!". Se vender é ajudar e servir, quem mais ajuda não por acaso tem mais sucesso e ganha mais dinheiro. E o mesmo vale para qualquer setor e, principalmente, para a sua carreira!

O Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) detectou em um estudo, com mais de 100 profissionais, que quem colabora potencializa sua rede de contatos. Ou seja: quem vai além de suas obrigações e ajuda a empresa ou os colegas tende a receber, em troca, recomendações e vagas. Quando a ajuda é para a coletividade, para uma equipe, a atitude é ainda mais bem vista.

No ambiente corporativo, por exemplo, é importante sempre colaborar com um colega quando você tem domínio de uma habilidade ou assunto. Se um novo profissional chega à companhia, essa atitude é ainda mais valorizada. Isso fomenta o espírito de equipe! E quando não há ninguém disponível para fazer uma tarefa, coloque-se à disposição para desenvolvê-la.

Sempre que possível, troque experiências e conhecimentos com os demais colaboradores da empresa. Todos ganham com esse compartilhamento! Em ambientes cada vez mais competitivos como os que vivemos hoje, nunca essa troca foi tão essencial.

Aliás, uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, em 2005, detectou que as empresas que privilegiam a remuneração por performance individual têm profissionais que compartilham menos informações com seus colegas, se comparado às companhias nas quais os colaboradores são remunerados e premiados pelo desempenho em grupo.

Tenha confiança plena em seus colegas e ajude-os a atingir o seu máximo potencial. O efeito imediato desta ação é que eles também irão ajudá-lo em uma série de atividades nas quais possuem mais competência que você. Enfim, é um jogo "win win" ou "ganha ganha", onde todos ganham e se sentem satisfeitos.

O resultado vai muito além do subir mais rápido na carreira. Trata-se de um sentimento pleno de satisfação pessoal por ajudar ao próximo e ajudar a fazer sua empresa e seus clientes ainda melhores.

Fonte: José Ricardo Noronha é vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor, com formação em Direito pela PUC-SP.

(Redação - Agência IN)