Profissionais formados a distância crescem no mercado de trabalho

  •  
Profissionais formados a distância crescem no mercado de trabalho Foto: Divulgação Profissionais formados a distância crescem no mercado de trabalho

O ensino superior é a melhor oportunidade de crescimento profissional no mercado atual, sendo que um diploma pode garantir várias portas abertas e propiciar inúmeros conhecimentos.

Porém, muitas pessoas não dispõem de tempo e recursos para participar todos os dias de aulas presenciais. Para esses casos, se desenvolveu a plataforma a distância, que permite ao aluno estudar em casa e, dessa forma, conquistar o tão cobiçado diploma de graduação.

O MEC reconhece os cursos a distância?
Essa modalidade cresceu muito nos últimos anos, sendo que cada vez mais o Ministério da Educação e Cultura (MEC) reconhece a validade dos seus cursos, regularizando os profissionais formados nessas instituições e permitindo-os ingressar no mercado de trabalho.

Atualmente, existem vários cursos reconhecidos, e alguns necessitam de um acompanhamento mais ativo do professor, sendo oferecidos no método semipresencial: o aluno precisa comparecer na instituição apenas uma vez por semana, geralmente para realizar as provas e apresentar os trabalhos das disciplinas.

Cursos a distância
Existem vários cursos como administração, artes visuais, história e outros que são oferecidos de forma que os alunos possam estudar sem sair de casa. Essa prática garante o acesso ao ensino superior para pessoas que precisam trabalhar em horário fechado.

A prática também auxilia funcionários de empresas a procurarem uma formação acadêmica mais completa, contribuindo com suas ascensões em cargos administrativos e executivos, variando de acordo com o curso escolhido.

Cursos semipresenciais
Existem cursos que possuem uma complexidade técnica muito grande, principalmente na área das exatas. Desse modo, as instituições promovem regimes de estudo mais flexíveis, necessitando a presença do aluno uma vez por semana apenas, como é o caso do curso de engenharia mecânica a distância, por exemplo.

Desse modo, abre-se uma vasta gama de oportunidades profissionais, permitindo que pessoas que trabalham em empresas invistam em suas carreiras e consigam cargos melhores em seus setores.

Os cursos a distância e o mercado de trabalho atual
Não é novidade que encontrar um emprego está cada vez mais difícil, pois os requisitos profissionais estão cada vez mais exigentes e a concorrência está alta. Neste contexto, buscar um diploma de terceiro grau é indispensável para conquistar uma vaga.

Nos últimos anos, o número de profissionais formados em plataformas não presenciais aumentou muito e o mercado começou a recebê-los muito bem, principalmente em áreas administrativas e gerenciais.

Os processos seletivos de trainee e programas juniores são outras possibilidades abertas para quem cursou a graduação a distância, assim como os tão sonhados concursos públicos, já que essas formas de contratação levam em consideração o perfil do candidato.

Um aspecto que é levado em consideração na hora da contratação não é a modalidade em que o aluno estudou, mas sim a credibilidade da instituição onde ele se formou. O currículo profissional é outro fator que faz a diferença e o conhecimento em línguas estrangeiras já não é mais um diferencial, e sim um requisito mínimo.

(Redação - Agência IN)