FIA Business School lança seis cursos gratuitos em parceria com o Coursera

FIA Business School lança seis cursos gratuitos em parceria com o Coursera (Foto: Divulgação) FIA Business School lança seis cursos gratuitos em parceria com o Coursera

A FIA (Fundação Instituto de Administração), anuncia parceria com o Coursera, maior plataforma de educação online com 24 milhões de alunos em todo o mundo. Inicialmente, serão oferecidos seis cursos, em português, com foco em: gestão de projetos, sistemas agroindustriais e governança (com conceitos e aplicações nas empresas de controle familiar) até cursos na área esportiva. A FIA está entre as seis escolas de negócios do país a disponibilizar conteúdo na plataforma, ao lado de instituições como a USP, a Unicamp e o ITA.

Segundo dados do Coursera, com o objetivo de conquistar avanços de suas carreiras, mais de 50% dos brasileiros que utilizam a plataforma têm interesse em cursos de negócios. Em linha com essa demanda, os coordenadores da FIA desenvolveram os cursos, que estarão disponíveis na plataforma a partir de hoje.
Todos os cursos da FIA disponibilizados no Coursera são de curta duração, podendo ser realizados no prazo de 1 a 5 semanas. Para os alunos que concluírem todas as atividades e desejarem um certificado conjunto da FIA e do Coursera, poderão adquiri-lo com valores que variam entre US$ 29 e US$ 49.

“Essa parceria desempenha um papel vital e oportuno para o Brasil, que está passando por uma das piores recessões da sua história”, ressalta James Wright, Diretor Geral da Faculdade FIA de Administração e Negócios. “Com o desemprego aumentando, os brasileiros precisam ter acesso à educação e à qualificação a preços acessíveis para ganharem vantagem competitiva na busca de emprego ou para avançar em suas carreiras”, conclui Wright.

"A FIA é um parceiro importante para nós no Brasil, onde vemos uma demanda muito alta de certificados de cursos online que demonstram proficiência em habilidades de negócios", afirma Rick Levin, CEO da Coursera. "O aprendizado on-line é um equalizador que permite que qualquer pessoa acesse sempre e de onde quiser, educação de alta qualidade. Hoje em dia é possível encaixar o aprendizado em nossas vidas, inclusive por meio dos dispositivos móveis", finaliza Levin.

Sobre os cursos:

Metodologia de Sistemas Agroindustriais: O objetivo é familiarizar os alunos com uma das mais importantes atividades econômicas na atualidade, destacando o seu potencial, as suas realizações e o seu futuro frente aos enormes recursos naturais disponíveis sob o prisma da sustentabilidade. O curso enfatizará todos os agentes envolvidos nos agronegócios, sejam produtores rurais, empresas privadas ou organizações públicas, considerando as necessidades dos consumidores e da sociedade.

ABC da Gestão de Projetos: O aluno irá adquirir todo o conhecimento introdutório sobre gestão de escopo, cronograma e orçamento de projeto, com a possibilidade de evoluir para programas mais extensos relacionado a Gestão de Projetos.

Teoria Geral da Administração para Executivos: O curso reúne a maioria dos conhecimentos de administração geral e será ministrado por meio de aulas gravadas, acompanhadas de projeções de slides com detalhes sobre cada tópico que o estudante estiver ouvindo. Ao final de cada módulo, o estudante realizará diversos testes.
A prática da gestão de clubes e federações esportivas: O aluno irá aprender conceitos da gestão de clubes/federações esportivas e de marketing voltados ao esporte e ao patrocínio esportivo. Além disso, irá abordar a relação das federações esportivas com a imprensa e os conceitos de finanças voltados a instituições esportivas.

Introdução ao sistema esportivo brasileiro: Esse curso tem o objetivo de introduzir os participantes na discussão de conceitos considerados fundamentais na administração esportiva. Transmitir conhecimentos, técnicas e instrumentos gerenciais necessários para o aprimoramento e desenvolvimento profissional dos gestores de esporte.

Governança: Conceitos e aplicações nas empresas de controle familiar: A partir de conceitos e exemplos aplicáveis à realidade de empresas com diferentes perfis, o curso irá mostrar como direcionar os esforços para uma integração positiva entre as necessidades das empresas e as motivações familiares.

(Redação – Agência IN)