Especialização e pós-graduação no IDOR

Especialização e pós-graduação no IDOR Foto: Divulgação Especialização e pós-graduação no IDOR

Especialização em saúde amplia conhecimento profissional e melhora atendimento ao paciente

A capacitação médica é capaz de beneficiar tanto o profissional de saúde quanto a sociedade. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 2% do investimento global em saúde é destinado a treinamento. Pensando nisso, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) ampliou sua atuação no mercado educacional, oferecendo novas turmas para os seus cursos de pós-graduação e de extensão este ano.

Os cursos contam com um corpo docente especializado, composto por médicos e pesquisadores de renome nacional e internacional. A equipe promove aulas tanto teóricas quanto práticas para proporcionar aos alunos situações comportamentais similares as que encontrarão na assistência.

Arnaldo Prata, Diretor de Ensino do Instituto, reforça a importância de participar de uma qualificação profissional com uma política de cuidado e humanização. “Nossos cursos oferecem desde conhecimentos gerais - com atividades teóricas e práticas - até a abordagem mais temática de cada especialização”, explica.

O especialista Sérgio Augusto Cabral, responsável pela coordenação de pós-graduação do IDOR, destaca as aulas práticas realizadas nos hospitais da Rede D’Or São Luiz. “Lá, os alunos têm a oportunidade de acessar equipamentos de última geração”, finaliza.

Cursos de pós-graduação:
Terapia nutricional:
Único curso de especialização multiprofissional no Rio de Janeiro e específico para a terapia nutricional. O curso é focado no aperfeiçoamento do conhecimento técnico e científico das áreas de Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Medicina na aplicabilidade da terapia nutricional, além de estimular o raciocínio crítico e a perspectiva da análise de custo efetividade, contribuindo para o desempenho profissional, diferenciando o profissional no mercado de trabalho. Carga horária de 400 horas e com duração de 12 meses. 

Cursos de Extensão:
Emergências médicas:
O curso apresenta os principais temas do atendimento na unidade de emergência, com foco nos aspectos práticos e usando recursos de interação professor-aluno. As aulas se baseiam em casos reais do dia a dia da emergência. Os casos são usados para discussão. Oferece ainda treinamento prático em técnicas de ressuscitação cardio- respiratória. O objetivo principal é apresentar ao aluno os aspectos práticos mais importantes do atendimento de emergência médica. Carga horária de 22 horas, com 5 dias de duração.

Cuidados Paliativos: O curso visa a apresentação de conceitos básicos sobre cuidados continuados, cuidados paliativos e tratamento da dor, nas melhores práticas preconizadas pela OMS, a fim de capacitar o profissional de saúde no cuidado ao paciente com indicação de assistência em cuidados continuados e cuidados paliativos. Carga horária de 40 horas, com 4 dias de duração.

Cuidados paliativos e controle dos sintomas em oncologia: Atualização profissional no conteúdo relacionado aos cuidados paliativos oncológicos com foco no controle do sintoma e tratamento da dor. Carga horária de 16 horas, com 2 dias de duração.

Nutrição em cirurgia bariátrica: O curso foi desenvolvido no intuito de orientar e qualificar estudantes e profissionais da área de nutrição no atendimento de pacientes obesos durante o pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica. Tem como objetivo capacitar e atualizar estudantes e profissionais de nutrição na prática clínica, no atendimento de pacientes obesos submetidos a cirurgia bariátrica a curto, médio e longo prazo. Carga horária de 08 horas, com 1 dia de duração.

Imersão em arritmias cardíacas: Curso teórico-prático com ênfase em análise de eletrocardiograma que tem o objetivo de capacitar clínicos, cardiologistas e intensivistas no diagnóstico eletrocardiográfico das arritmias cardíacas. Carga horária de 14 horas, com 2 dias de duração.

Todos eles contam com vagas. Mais informações pelo telefone (21) 3883-6000, ramal 2305. Atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

(Redação - Agência IN)