Chegou a hora de se preparar para fazer um intercâmbio

Chegou a hora de se preparar para fazer um intercâmbio Foto: Divulgação Chegou a hora de se preparar para fazer um intercâmbio

Com crescimento da busca por programas de educação internacional para adolescentes com idade entre 7 e 17 anos, feira especializada da CI - Intercâmbio e Viagem ajuda a se planejar para estudar fora

O interesse pelo estudo no exterior vem crescendo entre os adolescentes e jovens brasileiros nos últimos anos, que cada vez mais cedo buscam se aventurar no sistema educacional de outros países, ou mesmo aprender outro idioma no exterior durante as férias. Na CI – Intercâmbio e Viagem, a procura pelo Intercâmbio Teen – curso de idioma durante as férias escolares - e High School – cursar parte do Ensino Médio no exterior - cresceu aproximadamente 35%, em 2016, programas esses destinados a jovens com idades entre 7 e 17 anos. 

Para atender esse público, cada vez mais crescente no Brasil, é de grande importância entender e responder as muitas perguntas que surgem na cabeça dos jovens e dos pais na hora da escolha do destino e qual programa é o mais adequado. Para ajudar a esclarecer essa jornada, é que a CI realiza a única feira no país especializada em intercâmbio para adolescentes com idade entre 7 e 17 anos. Cerca de 40 representantes de escolas internacionais, de destinos como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, estarão presentes na feira para ajudar a encontrar respostas sobre todas as questões que envolvem o intercâmbio.

No evento, especialistas da área explicam as possibilidades de intercâmbio e turismo para essa faixa etária. “Além do Intercâmbio Teen e do High School, temos opções de Intercâmbio Esportivo, preparação de estudantes para serem aceitos em universidades estrangeiras, e viagens de formatura para estudantes do Ensino Fundamental e Médio”, explica a diretora educacional da CI, Tereza Fulfaro.

A 9ª feira de Intercâmbio 7 a 17 anos, permitirá ao público interessado ter atendimento especializado com as principais escolas sobre os programas como High School e Intercâmbio Teen. Essa edição da feira que será realizada em São Paulo (dia 18), Porto Alegre (dia 21) e Salvador (dia 23), já passou por mais de 15 cidades e recebeu mais de 40 mil pessoas ao longo de todos esses anos.

Quando o assunto é estudar em outro país algumas dicas são de grande importância para ter uma viagem agradável, inesquecível e sem contratempos. A diretora educacional da CI lista alguns pontos que merecem atenção na hora de planejar seu intercâmbio.

Comece por um bom planejamento antecipado
Se preparar com antecedência para o intercâmbio poupará muita dor de cabeça, tanto para economizar como para aproveitar o melhor do local escolhido. “Uma vantagem muito grande de quem se planeja muito antes, é conseguir preços mais acessíveis, como o da passagem aérea”, aconselha Tereza.

Faça uma poupança para ajudar nos custos
Separar uma parte do dinheiro e depositar em uma poupança pode parecer uma decisão difícil para os jovens, mas que no futuro trará ótimos benefícios para quem pretende estudar no em outro país. “A poupança é uma das melhores formas de conseguir um dinheiro certo para destinar em um intercâmbio. Mesmo que seja um investimento a longo prazo, a disciplina pode trazer bons frutos e aliviar possíveis dívidas”, recomenda.

Pesquise sobre o destino e mantenha a mente aberta
Alguns destinos de intercâmbio podem apresentar um alto custo de vida, o que no final pode acabar pesando mais no bolso do viajante. “Fazer uma pesquisa aprofundada sobre o país escolhido e comparar com outros, que também atendam às expectativas do intercambista, pode ajudar a encontrar uma saída para gastos excessivos” comenta a diretora.

Busque orientação com profissionais
O acompanhamento de alguém experiente no processo pode evitar futuras dores de cabeça para o intercambista e sua família. Visitar eventos especializados no assunto também servem bem ao propósito de consultoria. Nas palestras oferecidas pela Feira de Intercâmbio 07 a 17 anos da CI – Intercâmbio e Viagem, o foco é deixar claro para o estudante a importância que o intercâmbio terá na vida dele, além de mostrar para os pais como essa formação ajudará no desenvolvimento pessoal e profissional de seu filho. Por esse motivo são abordados assuntos como as melhores opções de programas no exterior, planejamento para entrar em uma universidade em outros países, como se preparar para o intercâmbio e uma gama enorme de outros temas. “Um especialista vai ajudar a manter o foco, e cooperar para manter a empolgação, mostrando que é possível sim fazer o intercâmbio, se administrar bem as finanças”, completa Tereza.

Confira a programação completa da feira no site.

SERVIÇO
SÃO PAULO
DIA: 18 de março
LOCAL: Hotel Intercontinental
ENDEREÇO: Alameda Santos, 1123 – Jardim Paulista
HORÁRIO DA FEIRA: 10h às 19h

PORTO ALEGRE
DIA: 21 de março
LOCAL: Associação Leopoldina Juvenil
ENDEREÇO: R. Félix da Cunha. 836 – Floresta
HORÁRIO DA FEIRA: 15h às 20h

SALVADOR
DIA: 23 de março
LOCAL: Hotel Mercure Pituba
ENDEREÇO: Av. Professor Magalhães Neto, s/n – Pituba
HORÁRIO DA FEIRA: 15h às 20h​​

(Redação - Agência IN)