A importância de uma gestão coerente

  •  
A importância de uma gestão coerente Foto: Divulgação A importância de uma gestão coerente

A coerência na gestão é um fator primordial na construção de uma empresa de sucesso. No texto Você é um gestor incoerente, a coach Viviane Nishiura, que atende profissionais de Recursos Humanos, compartilha algumas dicas para quem deseja manter uma gestão ética e coerente.

Faça o que eu faço
Esse é um forte indício que uma pessoa está sendo coerente. Se for levar essa máxima para o mundo corporativo, será preciso adaptá-la, já que os colaboradores não têm as mesmas funções de um líder. Mas, é válida sob o ponto de vista da ética profissional.

Para a lifecoach Viviane Nishiura, uma gestão se torna incoerente quando o líder recorre nos mesmos erros com frequência. Pede coisas que depois condena, faz diferença entre seus subordinados, e, em alguns casos, chega a parecer hipócrita por pregar uma teoria e agir de outra forma na prática. Quando os gestores exigem dos outros o que eles mesmos não fazem, é mais do que falta de coerência, é hipocrisia na visão da profissional de coach.

Trate os colaboradores de forma equilibrada
Outro sinal de que um líder é realmente coerente é quando ele trata todos os colaboradores da mesma forma: com respeito e ética. De acordo com Viviane Nishiura, quando há distinções e preferências são reveladas, a gestão se tornou incoerente.

Mantenha a palavra
Um profissional em cargo de liderança considerado coerente nunca irá solicitar que sua equipe realize algo que depois irá condenar. Essa postura é extremamente nociva no ambiente de trabalho. "Este tipo de gestor causa insegurança e sentimento de injustiça na equipe, que não sabe o que fazer em situações corriqueiras, porque a cada vez se pede para adotar uma conduta diferente", esclarece Viviane Nishiura.

Benefícios de uma gestão coerente

Gestores coerentes são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Existem diversas vantagens em uma gestão baseada na ética e coerência, mas a principal delas é que os líderes conseguem desempenhar bem seu papel (de gestor de pessoas). Confira alguns dos benefícios de uma gestão coerente para a equipe:

  • Confiança por parte dos colaboradores
  • Maior autonomia das equipes
  • Mais segurança no trabalho que realiza
  • Desenvolvimento pessoal de cada profissional
  • Satisfação de seus liderados
  • Evita estresses e sentimento de injustiça

Coaching agrega valor à gestão
A diferença entre coach e gestor está no modo como ele foca nas pessoas que fazem parte da empresa. De acordo com Sullivan França, presidente da SLAC Coaching, os gestores são treinados apenas para que as regras sejam aplicadas enquanto um profissional de coaching é formado para lidar com gente.

Dessa forma, quem ocupa cargo de gestão e se especializa em coaching consegue realizar mudanças efetivas na empresa, além de conseguir um diferencial no currículo. Quem deseja se tornar coach, deve investir na formação. O mercado brasileiro oferece cursos de coaching de qualidade, com certificado reconhecido internacionalmente.

Última modificação emQuarta, 20 Abril 2016 18:31