Grupos do Instituto Baccarelli encantam público da Vila Madalena

Quinteto de Sopros e Coral da Gente do Instituto Baccarelli, em apresentações na Vila Madalena Foto: Divulgação Quinteto de Sopros e Coral da Gente do Instituto Baccarelli, em apresentações na Vila Madalena

Nas últimas apresentações do ano, o projeto “Baccarelli na Rua”, uma parceria do Instituto Baccarelli com o Catraca Livre, promove concerto aberto no dia 3 de dezembro (sábado), às 15h, do Quinteto de Sopros do Instituto Baccarelli, em frente ao Armazém da Cidade, no bairro boêmio da zona oeste paulistana, a Vila Madalena. Os alunos Diego Nascimento (flauta), Erick Félix (oboé), Victor Sandoval (clarinete), Matheus Barroso (fagote) e Jéssica Alves (trompa) convidam o público para um passeio musical pela orla carioca com Garota de Ipanema, versão clássica da famosa composição de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes.Também no repertório diversificado estão Xaxando no Cerrado, de Fernando Morais, Divertimento em Si Bemol Maior, HobII: 46, de Joseph Haydn, e Variações Sérias [Sobre um tema de Anacleto de Medeiros], de Ronaldo Miranda.

 

Para comemorar o mês do Natal, no dia 10 de dezembro (sábado), às 15h00, o Coral da Gente do Instituto Baccarelli, grupo formado por 55 alunos, sob a regência de Silmara Drezza e preparo cênico feito por Lucas Migliorini, apresenta um pot-pourri de músicas natalinas, além de Cantata nº147 – Herzund Mund Tat und Leben: Excertos, de Johann Sebastian Bach. Marcando o encerramento do projeto, o coral e os alunos de instrumentos de cordas e sopros retomam o formato Flash Mob pela região conhecida como Parque da Vila.

Iniciado em agosto de 2016, na região da Vila Madalena, o “Baccarelli na Rua” é uma nova experiência que traz o público e os músicos ao encontro da música popular e erudita em pontos de lazer da cidade, fazendo das ruas polos culturais. Gilberto Dimenstein, o idealizador e coordenador do Catraca Livre, revela que era uma ideia antiga: “Tenho uma extraordinária e imensa admiração pelo Instituto Baccarelli. Sempre estivemos muito próximos. Quando iniciou o projeto Parque da Vila, que fecha algumas ruas da Vila Madalena nos finais de semana, convidamos algumas vezes os grupos do Instituto para se apresentarem, e era sempre um sucesso. Então surgiu a ideia de tornar essas apresentações mais frequentes e montamos o projeto “Baccarelli na Rua”. O Instituto já atua com inclusão social e cultural e, nesse contexto, nossa proposta foi trabalhar a inclusão territorial, ocupando as ruas e chamando as pessoas para as apresentações gratuitas.”

Na opinião do diretor de Relações Institucionais do Instituto Baccarelli, Edmilson Venturelli,“a música de concerto é vista como algo muito distante do público, quase inacessível e para poucos, quando, na verdade, deveria ser justamente o oposto. A música é uma produção da sociedade e tem de estar em todos os lugares, nas ruas, nos metrôs, nas salas e teatros, para qualquer pessoa.”

Calendário das apresentações

03/12: Quinteto de Sopros do Instituto Baccarelli

10/12: Coral da Gente do Instituto Baccarelli

SERVIÇO

Projeto Baccarelli na Rua

Local:em frente ao Armazém da Cidade, no Parque da Vila

Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 270

Data: 3 e 10 de dezembro de 2016 (sábados)

Horário: às 15h00
Ingressos: gratuito
Classificação etária: livre

Duração:40 minutos

(Redação - Agência IN)