São Paulo é palco de um dos principais festivais de jazz da América do Sul

São Paulo é palco de um dos principais festivais de jazz da América do Sul Foto: Divulgação

Até sexta-feira, 28, será realizada a edição de 2016 do Jazz Trumpet Festival, o mais importante evento de trompetes da América do Sul. Amanhã, 26, o professor da Faculdade Santa Marcelina (FASM), Carlos Sulpício, doutor em trompete pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e mestre em Brass Performancepela Boston Universisity, concederá uma aula interativa, das 15h às 17h30, sobre o Método Arban, do século 18, um dos mais conceituados para o estudo do trompete. Completo, ele trabalha em todas as áreas, articulação, flexibilidade e escalas.

De acordo com o professor FASM, "a ideia é que os alunos possam aprender por meio de exercícios práticos e entendam a importância desse método tão importante no estudo do trompete".

Em sua quarta edição o Jazz Trumpet Festival, visa promover o intercâmbio entre os músicos internacionais e nacionais e os estudantes brasileiros.

Durante o dia estão acontecendo diversos workshops e masterclasses (aulas) sobre os mais variados assuntos. No período noturno, há um grande concerto com os artistas convidados. Na sexta-feira, 28, às 20h30, o evento receberá Jon Faddis, um renomado trompetista norte-americano, que também atua como maestro, compositor e educador musical, e já trabalhou com alguns dos nomes mais conceituados do mundo do jazz, como Dizzy Gillespie, Count Basie, Charles Mingus, Lionel Hampton, dentre outros.

De acordo com Bruno Garcia, um dos organizadores, “este ano nomeamos a série de concertos de Metrópole Jazz Fest. É um tentativa de trazer à comunidade paulistana um evento de música instrumental de alta qualidade”. Os músicos serão acompanhados por big bands de São Paulo.

O Jazz Trumpet Festival, já trouxe nomes como Eric Myashiro, Allen Vizzutti, Greg Gisbert e Byron Stripling para workshops e concertos.

(Redação - Agência IN)