O que temos a comemorar no "Dia do Livro"?

O que temos a comemorar no "Dia do Livro"? Foto: Divulgação

Em meio aos contínuos avanços tecnológicos em nosso tempo, nem sempre percebemos como a divulgação do conhecimento muda a vida de cada um. Mais difícil ainda é reconhecer o quanto a invenção de Gutemberg, que tornou possível a reprodução mecânica de materiais impressos, impulsionou todo o progresso da ciência, da vida intelectual e das sociedades.

Segundo Helena Bonito, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a revolução tecnológica colocou ao alcance do livro inúmeras possibilidades de divulgação, ampliando sua divulgação, por eletrônicos e digitais, a um contingente incalculável de leitores e pesquisadores.

O que temos a comemorar? A professora conclui: “Comemoramos o livro como veículo de transmissão do saber científico, social, artístico e literário, independente de um único formato. Seja impresso, com cuidadoso trabalho editorial, seja em e-book, ou em qualquer outro formato que venha a ser criado, reconhecemos o valor do livro. Os conhecimentos e reflexões praticamente infinitos que chegam a nós por meio dos livros contribuem para tornar a humanidade melhor”.

(Redação - Agência IN)