Melhora no perfil do leitor brasileiro ocorre através da influência na prática desde a infância

Melhora no perfil do leitor brasileiro ocorre através da influência na prática desde a infância Foto: Divulgação Melhora no perfil do leitor brasileiro ocorre através da influência na prática desde a infância

O instituto Pró-livro divulgou este ano em sua pesquisa Retratos da Leitura no Brasil que houve um aumento no número de leitores brasileiros. Com base no estudo realizado com brasileiros com idade acima de cinco anos, ficou constatado que, em média, 56% são leitoras (104,7 milhões) e que houve um crescimento de 6% em comparação com o levantamento realizado em 2011.

No estudo, foram incluídas pessoas que leram um livro ou parte dele nos três últimos meses antes da pesquisa. Outro ponto importante é que aumentou o número de pessoas que praticam o hábito da leitura através de iniciativa própria, e não somente por indicação de professores ou por obrigação do currículo escolar.

Ainda sobre o estudo, ficou comprovado que entre 44% das pessoas não leitoras, 28% não tem o hábito da leitura por “não gostar de ler”. Mas, afinal, o que leva uma pessoa a não gostar de ler? Inúmeras pesquisas no mundo já constataram que a prática da leitura está relacionada ao desenvolvimento de cada indivíduo, já que nos faz aprimorar o conhecimento de mundo e conceber reflexões.

É importante que seu filho comece a ler o quanto antes
A leitura é um hábito essencial e, como tal, deve ser exercitado desde a infância. Sendo assim, é aconselhado que os pais incentivem seus filhos a iniciarem o contato com os livros desde cedo, pois isso auxiliará em todos os aspectos da vida da criança até a vida adulta, já que, quem tem contato com livros desde cedo, estará mais preparado para lidar com os estudos e se relacionar socialmente.

Se você ainda não sabe como incentivar seu filho a ler, pode iniciar essa prática lendo para ele, pois, além de aproximar vocês, ocasionará um momento muito agradável para os dois. Caso não saiba por onde começar ou qual é o livro indicado para o seu filho, a Leiturinha possui uma equipe de especialistas, formada por pais, psicólogos e pedagogos que selecionam livros de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada criança. No site você escolhe o plano ideal para você e seu filho, podendo optar por receber o kit com um ou dois livros em casa, ou ainda, somente livros digitais.

(Redação - Agência IN)

Última modificação emSegunda, 14 Novembro 2016 09:58