Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Haddad 27%, mostra pesquisa do BTG Pactual

  •  
Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Haddad 27%, mostra pesquisa do BTG Pactual (Foto:Divulgação) Bolsonaro tem 35% dos votos válidos e Haddad 27%, mostra pesquisa do BTG Pactual

Um novo levantamento do BTG Pactual mostra que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) aparece na frente com 28% na intenção de voto espontânea, seguido por Fernando Haddad (PT), com 18%. Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) empatam em terceiro lugar, com 7% cada. João Amoêdo (NOVO) tem 3% e Lula (não é candidato), 2%. A seguir, com 1% dos votos cada, aparecem Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB). Os demais candidatos, somados (Outros), ficam com 2%. Ninguém/nenhum somam 9% das intenções, 3% declaram votar branco ou nulo e 16% não sabem em quem votar. Os entrevistados que não responderam somaram 2%.

Já na intenção de voto estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Jair Bolsonaro aparece com 31% e Fernando Haddad, com 24%. Geraldo Alckmin, com 11%, e Ciro Gomes, com 9%, estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, ambos à frente de João Amoêdo, com 5%, e Marina Silva, com 4%. Henrique Meirelles e Alvaro Dias empatam com 2% cada. Os demais candidatos somados (Outros) têm 1%. Ninguém/nenhum soma 6% das intenções, 2% declaram votar branco ou nulo e 4% não sabem em quem votar.

Considerando-se apenas os votos válidos (excluindo brancos, nulos, ninguém, nenhum, não sabe e não respondeu), Jair Bolsonaro fica com 35%. Em seguida, aparece Fernando Haddad, com 27%, e Geraldo Alckmin, com 12%. Ciro Gomes tem 10% e João Amoêdo, 5%. Marina Silva tem 4%, Alvaro Dias obtém 3% e Henrique Meirelles, 2%. Cabo Daciolo marca 1%, mesmo percentual dos demais candidatos somados (Outros).

O Instituto FSB Pesquisa entrevistou 2.000 eleitores por telefone nos dias 29 e 30 de setembro, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2pp, com intervalo de confiança de 95%. O estatístico responsável é Neale Al-Dash, Conre 8656-A. A consultoria técnica é de Gustavo Venturi, professor doutor do Departamento de Sociologia da USP. Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05879/2018.

(Redação – Investimentos e Notícias)