Mercado aguarda reunião do Copom

  •  
Mercado aguarda reunião do Copom (Foto: Pexels) Mercado aguarda reunião do Copom

Apesar da tendência de queda no médio prazo o dólar deve oscilar bastante esta semana. Hoje, a moeda americana abriu em queda e logo depois virou e passou a subir. Essa volatilidade deve continuar durante o dia. 

Diversos países como Japão, EUA, Brasil e Inglaterra irão definir suas taxas de juros. Isso é fundamental para precificar a cotação. “Os investidores estão cautelosos aguardando a definição de taxa de juros de diversos países. A expectativa do mercado para a reunião do Copom de amanhã é de manutenção da Taxa Selic. Isso na prática significa que não deve impactar em quase nada no câmbio. Caso o Banco Central suba a taxa, teríamos uma perspectiva de melhora de rentabilidade dos investimentos do ponto de vista do investidor estrangeiro e isso atrairia capital para o Brasil e consequentemente derrubaria o valor do dólar em relação ao real”, ressalta Fernando Bergallo, Diretor de Câmbio da FB Capital.

Além disso, como é final de mês, existe um movimento de “queda de braço”, entre os do mercado financeiro que querem que a cotação suba e os que querem derruba-la. “O movimento especulativo tende a ser muito forte nos últimos dias do mês. O motivo é que muitos contratos são liquidados nesta data e são baseados na taxa Ptax. Para alguns é melhor que o câmbio esteja valorizado e para outros desvalorizado. Isso gera instabilidade”, finaliza.

(Redação - Investimentos e Notícias)