Abrafiltros supera meta de reciclagem de filtros do óleo

  •  
Abrafiltros supera meta de reciclagem de filtros do óleo (Foto: Divulgação) Abrafiltros supera meta de reciclagem de filtros do óleo

O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo realizado no Paraná pela Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, superou mais uma vez a meta estipulada. Em 2017, foram reciclados 243.235,54 kg, acima da meta estabelecida em 240.600 kg.

O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, implantado em 2013 no Estado, já reciclou 2.331.251,64 filtros usados de óleo lubrificante automotivo, contabilizando 909.188,14 kg. Para 2018, a meta estipulada é de 267.300 kg de filtros reciclados em 36 municípios, e por se tratar de Resíduo Perigoso Classe I, a coleta é realizada de maneira itinerante principalmente em postos de combustível, segundo os volumes gerados pelos estabelecimentos conforme as metas de reciclagem e abrangência geográfica estabelecidas com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.

A iniciativa veio para atender à legislação estadual e também ajudar a cuidar do meio ambiente, com metas ampliadas gradativamente a cada ano. “É uma forma responsável e mais acessível para que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes participem da destinação correta aos filtros e cumpram a responsabilidade compartilhada estabelecida na lei. É importante que mais empresas participem do programa para evitar multas e sanções ambientais”, diz João Moura, presidente da Abrafiltros.

O programa Descarte Consciente Abrafiltros foi apresentado como exemplo de logística reversa no 1º Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado em outubro, no Campus da Indústria – Fiep, em Curitiba/PR.

Além do Paraná, o programa está presente no estado de São Paulo, Espírito Santo e em fase de estudo para implantação no Mato Grosso do Sul, devendo chegar a expressiva marca de 10 milhões de filtros reciclados até março, desde o início da operação em 2012.

Participam do programa 15 empresas associadas: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.