Vale encerra programa de listagem dos ADSs pela Euronext

  •  
Vale encerra programa de listagem dos ADSs pela Euronext (Foto:Divulgação) Vale encerra programa de listagem dos ADSs pela Euronext

A Vale anunciou que, em 25 de setembro de 2019, solicitou o encerramento do programa de listagem dos ADSs na Euronext Paris (código ISIN US91912E1055) e que o Conselho da Euronext Paris SA aprovou a citada solicitação(a “Deslistagem dos ADSs”).

De acordo com a Companhia, será implementado um procedimento de venda ordenada, através do qual os detentores atuais de ADSs listados na Euronext Paris poderão vender os seus valores mobiliários antes da deslistagem e sem incorrerem em taxas adicionais. 

O procedimento de venda ordenada será implementado do dia 4 de novembro de 2019 até o dia 15 de novembro de 2019 (o “Procedimento de Venda Ordenada”), e o BNP Paribas Securities Services (“BPSS”), membro da Euroclear France, foi apontado pela Vale como agente centralizador desse Procedimento de Venda Ordenada. 

Os custos de corretagem da venda dos ADSs, de acordo com o Procedimento de Venda Ordenada, serão arcados pela Vale. Os detentores de ADSs que não tiverem participado do Procedimento de Venda Ordenada poderão, após a Deslistagem dos ADSs, optar por registrar seus ADSs junto a um intermediário financeiro de sua escolha, atuando na Bolsa de Valores de Nova York (ou em qualquer outro mercado em que os ADSs são negociados),ou registrar as ações subjacentes aos ADSs com o intermediário financeiro de sua escolha atuando na Bolsa de Valores Brasileira. 

Caso um detentor de ADSs não siga nenhuma das duas alternativas mencionadas acima, os ADSs pertencentes a esse detentor e as ações subjacentes aos ADSs permanecerão válidas após a Deslistagem dos ADSs, porém, no momento da alienação futura, esses valores mobiliários precisarão ser vendidos através de uma corretora que atue na Bolsa de Valores de Nova York. 

Já os acionistas franceses que desejem aderir ao Procedimento de Venda Ordenada devem instruir seu intermediário financeiro a entregar o número de ADSs que eles mantêm ao BPSS, de acordo com o aviso a ser publicado pela Euronext. Os ADSs serão vendidos na Bolsa de Valores de Nova York a partir de 20 de novembro de 2019 a preço de mercado no momento da venda, seguindo a coleta de ordens de venda pelo BPSS. Será então calculado pelo BPSS um preço médio ponderado de venda. 

Os recursos provenientes das vendas, com base no preço médio ponderado convertido em Euros, serão distribuídos aos detentores de ADSs elegíveis uma vez recebidos pelo BPSS.Ao participar do Procedimento de Venda Ordenada, os detentores de ADSs compreendem e aceitam o risco implícito que pode surgir como resultado de possíveis flutuações no preço dos ADSs da Vale entre o final do período de centralização da venda, momento em que o pedido de participação na venda se tornará irrevogável, e a(s) data(s) da venda efetiva dos ADSs na Bolsa de Valores de Nova York. 

A Vale espera que a Deslistagem dos ADSs seja concluída em ou em torno de 29 de novembro de 2019.

(Redação – Investimentos e Notícias)