Toro Investimentos cria nova forma de investir na Bolsa

  •  
Destaque Toro Investimentos cria nova forma de investir na Bolsa Foto: Divulgação Toro Investimentos cria nova forma de investir na Bolsa

Primeira fintech no Brasil a criar uma corretora do zero, empresa aposta na educação e na transparência para atrair investidores iniciantes.

A B3 recebeu nesta terça-feira (17) a Toro Investimentos num evento que marcou o início de suas atividades como corretora de valores.

A Toro Investimentos acaba de lançar uma nova plataforma para investimentos em renda fixa, Tesouro Direto e Bolsa de Valores. Junto com o lançamento, a empresa também apresenta cursos interativos, desenvolvidos a partir da tecnologia de videobots. A novidade estará disponível gratuitamente não só para os 1 milhão de clientes pré-cadastrados, mas também para todos que quiserem aprender a investir.

“Os cursos funcionam como um assessor que acompanha o cliente ou quem estiver interessado em saber mais sobre como investir onde ele estiver”, comenta, Gabriel Kallas, um dos sócios-fundadores da Toro. “Nosso objetivo com essa ferramenta é democratizar a informação e torná-la o mais transparente possível”, continua.

Esse conceito foi utilizado também no desenvolvimento da plataforma de investimento da Toro. “Queríamos que as pessoas entendessem o que estavam vendo na tela do computador, daí transformamos o Home Broker, com toda sua complexidade, em uma nova tecnologia em que é possível fazer um investimento planejado somente com um clique”, conta Kallas.

Com uma interface simples, o investidor escolhe quanto quer investir, o lucro que pretende ter e o risco de prejuízo que aceita correr. Um dos diferenciais da plataforma é que o investimento é feito em Reais, o que facilita o entendimento de quanto se ganha e até quanto se pode perder naquela operação.

Segundo Kallas, a Toro Investimentos é a primeira empresa que só cobrará taxa de corretagem se o cliente obtiver lucro com o investimento sugerido pela corretora. “Caso o cliente tenha prejuízo no seu investimento, não vamos cobrar pela corretagem, pois a ideia aqui é formar uma parceria com o cliente: olha vamos te dar informações importantes de como investir seu capital, se você perder não precisa me pagar, mas se você ganhar, me dá 10% do seu lucro”, explica.

O objetivo dessa nova plataforma é revolucionar o mercado. Segundo o sócio-fundador, atualmente, apenas 0,3% da população brasileira investe na Bolsa de Valores, ante 5% em outros países em desenvolvimento e 60% nos Estados Unidos. “Com esse cenário, se chegarmos aos 5% dos países em desenvolvimento, teremos um potencial de 10 milhões de novos investidores chegando ao mercado financeiro”, afirma. “Não queremos brigar com outras corretoras pelos 0,3% que já investem na Bolsa de Valores, o que queremos é criar um novo volume de investidores”.

O segmento de renda fixa no Brasil conta hoje com cerca de 60 milhões de investidores. “Aqui, queremos que o cliente tenha liberdade de escolha, que não fique amarrado a produtos existentes nas instituições financeiras que possuem conta corrente. Para isso, é preciso conhecimento, é preciso entender o que se está fazendo. Se uma pessoa investir um determinado valor por um determinado período, ela precisa saber quanto pode ganhar no fim do prazo”, afirma Kallas.

Para isso, a Toro desenvolveu uma experiência muito parecida com o que existe hoje nos sites buscadores de hotéis e passagens aéreas. Os principais investimentos para cada perfil de investidor poderão ser visualizados simultaneamente, permitindo a comparação entre taxas, tributações e rentabilidades.

Ainda no segmento de renda fixa, a empresa criou um "Marketplace" para que clientes possam vender para outras pessoas seus investimentos, caso seja preciso se desfazer deles antes do vencimento. Com isso, a Toro oferece uma comodidade inédita para quem quer resgatar seu capital e um lucro maior para quem deseja aplicar.

Diferentemente de outras corretoras, a Toro Investimentos permite que o usuário navegue por toda a plataforma sem fazer cadastro ou abrir uma conta. Isso dá a oportunidade de o internauta conhecer melhor como funciona a plataforma antes de iniciar seu investimento.

O objetivo traçado pela companhia com a nova plataforma é ser a segunda maior corretora de valores do Brasil em abertura de novas contas até o fim de 2018 e ensinar mais de 5 milhões de pessoas a investir melhor até 2019. “Nossa meta é ser uma ponte entre as pessoas e o mercado financeiro, pois acreditamos que, com conhecimento, elas poderão atuar de forma positiva nesse mercado e assim atingir seus sonhos.”

A Toro Investimentos foi fundada em 2010 por jovens de 18 anos que tinham como objetivo aliar tecnologia e educação para ajudar leigos no mercado financeiro a investir melhor. A empresa também foi uma das primeiras a disponibilizar cursos sobre o tema de forma gratuita na internet. O resultado foram mais de 3 milhões de acessos por mês em seu site, 1 milhão de cadastros e mais de R$100 bilhões em investimentos movimentados por meio da sua plataforma online.

No início de 2018, a empresa recebeu um aporte de R$ 46 milhões, sendo um dos responsáveis pelo investimento, Eugênio Mattar, atual CEO da Localiza. Ainda no primeiro trimestre deste ano, o Banco Central do Brasil e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizaram a companhia a operar como corretora de valores.

Com a autorização, a Toro Investimentos se tornou uma das únicas empresas independentes do país (não ligada a um banco) a abrir uma corretora do zero nos últimos 20 anos e a primeira fintech da história do Brasil a realizar esse feito. No evento de lançamento da B3, a fintech não parou de inovar: foi a primeira vez em que um cliente apertou a campainha da Bolsa brasileira, sinalizando o início das negociações.

(Redação - Investimentos e Notícias)