Banco Central Europeu Reduz Taxas de Juros e Mantém Possibilidade de Novos Cortes em Meio a Incertezas Econômicas - Investimentos e Notícias Banco Central Europeu Reduz Taxas de Juros e Mantém Possibilidade de Novos Cortes em Meio a Incertezas Econômicas - Investimentos e Notícias
Mercado

Banco Central Europeu Reduz Taxas de Juros e Mantém Possibilidade de Novos Cortes em Meio a Incertezas Econômicas

  • 06/03/2025 - 13h02
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 3 min de leitura

O Banco Central Europeu cortou as taxas de juros conforme esperado nesta quinta-feira, e manteve a porta aberta para mais reduções, mesmo com a iminente guerra comercial com os Estados Unidos e os planos para aumentar os gastos militares que podem provocar a maior reviravolta na política econômica da Europa em décadas.

Afrouxando a política monetária pela sexta vez desde junho, o BCE reduziu sua taxa de depósito para 2,5%, em um aceno à desaceleração da inflação e à fraqueza do crescimento, e disse que os juros ainda estão restringindo o crescimento, mesmo que menos do que no passado.

Essa redação sugere que mais cortes nas taxas podem estar por vir, já que o banco há muito tempo declarou que a restrição não é mais necessária, enquanto a inflação, de 2,4% no mês passado, está voltando com segurança para sua meta de 2% este ano.

“A política monetária está se tornando significativamente menos restritiva”, disse o BCE em um comunicado, alterando sua orientação anterior de que as taxas continuavam restritivas.

A linguagem sutil significa que outro corte nos juros em abril não é uma certeza, já que alguns argumentam a favor da cautela.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que esse último corte teve amplo apoio, sendo que apenas o chefe do banco central austríaco, Robert Holzmann, se absteve. Ela afirmou que o BCE não irá se comprometer previamente com mais movimentos.

“Se os dados nos indicarem que para alcançar (nosso) destino a política monetária apropriada deve ser cortar, faremos isso”, disse ela em sua entrevista à imprensa regular.

“Se, por outro lado, os dados indicarem que esse não é o caso, então não cortaremos e daremos uma pausa.”

Lagarde disse que o banco está observando as mudanças nas regras fiscais anunciadas esta semana pela Alemanha e a Comissão Europeia para impulsionar os gastos com defesa e infraestrutura.

“Esse trabalho está em progresso. Temos que estar atentos e vigilantes, e entender como isso vai funcionar”, disse ela.

Previsões Econômicas

  • O BCE reduziu sua previsão de crescimento econômico para 2025 pela quarta vez consecutiva nesta quinta-feira, colocando a expansão em 2025 em apenas 0,9%, apenas um pouco acima do ritmo de 0,7% registrado no ano passado.
  • Enquanto isso, a inflação foi estimada em 2,3% este ano, acima dos 2,1% registrados há três meses.
  • “As revisões para baixo (no crescimento) para 2025 e 2026 refletem as exportações mais baixas e a fraqueza contínua no investimento, em parte originada da alta incerteza da política comercial, bem como da incerteza política mais ampla”, disse.

O nível de incerteza na economia global é algo que Lagarde falou diversas vezes em sua entrevista.

Uma guerra comercial com os Estados Unidos está se aproximando e as empresas já estão retendo seus investimentos, aguardando clareza sobre as medidas a serem direcionadas à União Europeia e como as tarifas impostas a outros países poderiam redirecionar os fluxos comerciais.

(Com Reuters)

Mercado

Governo Brasileiro Exige Rigor na Qualidade do Fornecimento de Energia e Responsabiliza Enel por Falhas em São Paulo

O Ministério de Minas e Energia afirmou neste domingo que o governo brasileiro não tolerará falhas reiteradas e interrupções prolongadas no fornecimento de energia elétrica e que a concessionária Enel será responsabilizada caso não cumpra integralmente os índices de qualidade e as obrigações contratuais previstas na regulação do setor. “O descumprimento dessas exigências poderá acarretar […]

Mercado

China Promove Coordenação Empresarial e Financeira para Estimular Consumo Interno

O Ministério do Comércio e os reguladores financeiros da China instaram as autoridades locais a promoverem uma coordenação mais forte entre os sistemas empresarial e financeiro para impulsionar o consumo, segundo um comunicado conjunto divulgado neste domingo. Na nota, o Ministério do Comércio, o Banco Popular da China (PBoC) e a Administração Nacional de Regulação […]