Kremlin Critica Europa por Declarações Conflituosas Sobre Cessar-Fogo na Ucrânia - Investimentos e Notícias Kremlin Critica Europa por Declarações Conflituosas Sobre Cessar-Fogo na Ucrânia - Investimentos e Notícias
Política

Kremlin Critica Europa por Declarações Conflituosas Sobre Cessar-Fogo na Ucrânia

  • 10/05/2025 - 13h05
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura

O Kremlin acusou neste sábado os países europeus de fazerem declarações contraditórias e conflituosas, depois que líderes da Europa apoiaram um plano dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia, ameaçando a Rússia com sanções “massivas” caso ela não cumpra o planejado.

“Ouvimos muitas declarações contraditórias da Europa. Geralmente, são de natureza confrontacional, em vez de tentar reavivar nossas relações. Nada mais”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

O presidente Vladimir Putin “disse repetidamente que está pronto para contatos com quaisquer líderes”, disse Peskov. “E está aberto à interação, ao diálogo com quaisquer líderes, na medida em que eles próprios estejam prontos.”

A Ucrânia e os líderes europeus concordaram neste sábado que um cessar-fogo incondicional de 30 dias deveria começar na segunda-feira, com o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump.

“Então, todos nós aqui, junto com os EUA, estamos desafiando Putin. Se ele leva a sério a paz, então ele tem a chance de demonstrar isso”, disse o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

A Rússia há muito tempo diz que está aberta a negociações, acusando Kiev de fechar essa opção ao adotar um decreto de 2022 que descarta qualquer negociação com Putin.

Na sexta-feira, Peskov foi citado dizendo que a Rússia apoiava a implementação de um cessar-fogo de 30 dias, mas somente com a devida consideração de “um grande número de nuances”.

Em declarações separadas à ABC News, transmitidas neste sábado, o porta-voz russo sugeriu que a assistência militar ocidental à Ucrânia teria que ser interrompida para que um cessar-fogo pudesse acontecer. “Caso contrário, seria uma vantagem para a Ucrânia”, afirmou.

A Rússia acredita ter vantagem no campo de batalha e diz estar preocupada com a possibilidade de a Ucrânia usar uma pausa de 30 dias na guerra para descansar suas forças, mobilizar mais homens e obter mais armas ocidentais.

(Com Reuters)

Política

Trump Defende Direito de Proteção Militar à Base de Diego Garcia em Acordo com Reino Unido

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que se reservava o direito de “proteger militarmente” a base aérea conjunta Diego Garcia se acordos futuros ameaçassem o acesso norte-americano, após conversas “produtivas” com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. No mês passado, Trump criticou o acordo de 2025 do Reino Unido para ceder a […]

Política

Trump Declara Apoio ao Primeiro-Ministro Húngaro Viktor Orbán Antes das Eleições de Abril

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira seu apoio ao primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán antes das eleições de 12 de abril naquele país, referindo-se ao aliado de “um líder verdadeiramente forte e poderoso” em uma publicação nas redes sociais. “As relações entre a Hungria e os Estados Unidos alcançaram novos patamares de […]

Política

Pesquisa Genial/Quaest Exclui Tarcísio de Freitas da Corrida Presidencial em Favor de Flávio Bolsonaro

Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de outubro será divulgada no dia 11 de fevereiro, desta vez sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato ao Palácio do Planalto, mostrou nesta quinta-feira o registro do levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como parte do […]