Sarah Knafo ganha destaque na política de extrema direita francesa - Investimentos e Notícias Sarah Knafo ganha destaque na política de extrema direita francesa - Investimentos e Notícias
Política

Sarah Knafo ganha destaque na política de extrema direita francesa

  • 15/02/2025 - 16h26
  • Atualizado 12 meses atrás
  • 3 min de leitura
Escrito por: Reuters

Marine Le Pen pode ser a figura dominante da extrema direita francesa, mas no mundo de Trump, uma legisladora pouco conhecida do Parlamento Europeu chamada Sarah Knafo tem ganho proeminência.

Knafo, aficionada por criptomoedas e apoiadora do bilionário da tecnologia Elon Musk, é uma das principais figuras do Reconquista, um partido francês nacionalista marginal com fortes opiniões anti-islâmicas liderado pelo ex-candidato presidencial Eric Zemmour.

Knafo, 31 anos, e Zemmour, 66 anos, estavam entre os poucos políticos franceses que receberam um convite para a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, em 20 de janeiro, conseguindo assentos na Capital One Arena antes de participar do Liberty Ball no final da noite.

A chefe do partido Reunião Nacional (RN), Le Pen, enviou uma delegação de três pessoas do RN, mas não compareceu pessoalmente.

Le Pen passou anos tentando expurgar seu partido de elementos racistas e antissemitas. Sua estratégia de “desdemonização” a tornou a principal candidata a ser a próxima presidente da França na eleição de 2027, e ela tem sido cautelosa em arriscar esses ganhos duramente conquistados ao se aproximar de Trump, que sofre ampla rejeição entre eleitores da Europa Ocidental.

Knafo, que está emergindo da sombra de Zemmour para ser a força motriz do Reconquista, não tem essa preocupação.

Ela passou os últimos anos se enxertando na arquitetura intelectual do Trump 2.0 — uma marca política reformulada que funde nacionalismo americano, evangelismo tecnológico e fervor anti-establishment — para se apresentar como a representante natural do movimento na França.

“O Reconquista é o único partido na França que defende essa mistura: pró-tecnologia, pró-negócios, mas também a defesa da identidade nacional”, disse Knafo à Reuters em uma entrevista.

O Reconquista é peixe pequeno comparado ao RN, um pouco menos radical, o maior partido parlamentar da França. Zemmour, um judeu de ascendência norte-africana que obteve apenas 7% dos votos na votação presidencial de 2022, propôs a proibição do primeiro nome Maomé e a realização de deportações em massa para preservar a identidade francesa.

Knafo, que também é descendente de judeus do norte da África, procurou modernizar o Reconquista, alinhando-se às novas correntes políticas que fluem do outro lado do Atlântico.

Ela reconheceu que o tecnoconservadorismo de Trump é difícil de vender na França, onde o estado de bem-estar social é mais valorizado do que a ruptura libertária, mas está apostando que Trump não apoiará Le Pen.

“O aspecto da desdemonização é o oposto do que Trump defende”, disse Knafo. “Ele não tem muito respeito por isso.”

A Casa Branca não respondeu a um pedido de comentário.

Política

Trump Defende Direito de Proteção Militar à Base de Diego Garcia em Acordo com Reino Unido

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que se reservava o direito de “proteger militarmente” a base aérea conjunta Diego Garcia se acordos futuros ameaçassem o acesso norte-americano, após conversas “produtivas” com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. No mês passado, Trump criticou o acordo de 2025 do Reino Unido para ceder a […]

Política

Trump Declara Apoio ao Primeiro-Ministro Húngaro Viktor Orbán Antes das Eleições de Abril

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira seu apoio ao primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán antes das eleições de 12 de abril naquele país, referindo-se ao aliado de “um líder verdadeiramente forte e poderoso” em uma publicação nas redes sociais. “As relações entre a Hungria e os Estados Unidos alcançaram novos patamares de […]

Política

Pesquisa Genial/Quaest Exclui Tarcísio de Freitas da Corrida Presidencial em Favor de Flávio Bolsonaro

Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de outubro será divulgada no dia 11 de fevereiro, desta vez sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato ao Palácio do Planalto, mostrou nesta quinta-feira o registro do levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como parte do […]