China Intervém para Sustentar Ações Domésticas em Meio a Tarifas dos EUA - Investimentos e Notícias China Intervém para Sustentar Ações Domésticas em Meio a Tarifas dos EUA - Investimentos e Notícias
Mercado

China Intervém para Sustentar Ações Domésticas em Meio a Tarifas dos EUA

  • 07/04/2025 - 08h21
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 3 min de leitura

A China interveio nesta segunda-feira para sustentar as ações domésticas que caíram devido às preocupações com as tarifas dos Estados Unidos, com um fundo soberano aumentando suas participações em ações e dizendo que defenderá a estabilidade do mercado.

O Central Huijin Investment, uma unidade da China Investment Corp, disse em um comunicado que adicionou ações listadas na China por meio de fundos negociados em bolsa e continuará a aumentar as participações para “proteger o bom funcionamento do mercado de capitais”.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, despencou mais de 7% nesta segunda-feira, em seu pior dia em cinco anos, depois que os EUA impuseram tarifas extras de 34% sobre a China na semana passada, que então revidou com suas próprias taxas de 34%.

Investidores se desfizeram de ações de forma generalizada, preocupados com a perspectiva de uma guerra comercial cada vez mais violenta e de uma recessão global.

Mas o comunicado do Huijin ajudou as ações chinesas a encontrar um piso, com o mercado se recuperando de perdas anteriores de até 9%. Elas perderam 7,6% desde o anúncio de Trump, um declínio muito menor do que a queda de 13% do índice acionário japonês Nikkei.

O Huijin disse que está “firmemente otimista com relação às perspectivas de desenvolvimento do mercado de capitais da China e reconhece plenamente o atual valor de investimento das ações da categoria A”.

Wen Hao, operador de ações, disse que o mercado tem espaço limitado para cair, dado o apoio do fundo estatal e outras medidas prováveis, como afrouxamento monetário e medidas para estimular os gastos dos consumidores.

Mas William Xin, presidente da Spring Mountain Pu Jiang Investment Management, disse que esse suporte não será suficiente para compensar o impacto de uma guerra comercial cada vez maior, na qual “as empresas estão lutando para fazer encomendas, definir preços e reter clientes”.

“Procurar pechinchas agora é como pegar uma faca que está caindo, então prefiro manter o dinheiro até que haja um pouco mais de estabilidade”, disse ele.

Investidores da “Equipe Nacional”

  • Central Huijin Investment
  • China Securities Finance Corp
  • Veículos de investimento controlados pelo órgão regulador de câmbio da China

O Huijin é um dos vários investidores da “Equipe Nacional” apoiados pelo Estado e encarregados de estabilizar o mercado em tempos de turbulência. Entre os outros estão o China Securities Finance Corp e veículos de investimento controlados pelo órgão regulador de câmbio da China.

(Com Reuters)

Mercado

“Ibovespa Recupera Parte das Perdas Após Queda Abrupta Devido a Cenário Eleitoral”

O Ibovespa avançava nos primeiros negócios desta segunda-feira, refletindo ajustes ao tombo da última sexta-feira, quando preocupações com o cenário eleitoral no Brasil em 2026 justificaram uma forte correção na bolsa paulista. Às 10h07, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,18%, a 157.648,49 pontos. O contrato futuro do índice com vencimento mais curto, […]

Mercado

Produção Industrial Alemã Cresce Além das Expectativas em Outubro, mas Recuperação Sustentável Ainda É Incerta

A produção industrial alemã cresceu muito mais do que o esperado em outubro, mas os economistas não veem sinais de uma recuperação mais ampla, em meio à avaliação de que ventos contrários estruturais continuarão a afetar as empresas. A produção industrial aumentou 1,8% em comparação com o mês anterior, informou o escritório federal de estatísticas […]

Mercado

Economia Japonesa Surpreende com Contração Maior que o Esperado, mas Perspectivas Permanecem Otimistas

A economia do Japão contraiu-se mais do que o esperado nos três meses até setembro, principalmente devido à redução dos investimentos, embora economistas tenham dito que o revés não é suficiente para influenciar o banco central. O Produto Interno Bruto encolheu 2,3% em termos anualizados, informou o gabinete do governo nesta segunda-feira, a maior taxa […]