China Prolonga Investigação Antidumping Sobre Canola Canadense em Meio a Disputa Comercial - Investimentos e Notícias China Prolonga Investigação Antidumping Sobre Canola Canadense em Meio a Disputa Comercial - Investimentos e Notícias
Política

China Prolonga Investigação Antidumping Sobre Canola Canadense em Meio a Disputa Comercial

  • 05/09/2025 - 10h25
  • Atualizado 4 meses atrás
  • 3 min de leitura

A China prolongou nesta sexta-feira sua investigação sobre as importações canadenses de canola, dando mais seis meses para negociações que poderiam aliviar uma disputa comercial de um ano provocada pelas tarifas de Ottawa sobre os veículos elétricos chineses.

O Ministério do Comércio disse que a investigação antidumping agora se estenderá até 9 de março de 2026, citando a complexidade do caso, segundo um comunicado.

Pequim, o maior importador de canola do mundo, impôs tarifas preliminares de 75,8% sobre as importações canadenses de sementes de canola em agosto. Uma decisão final poderia resultar em uma taxa diferente ou anular a decisão.

“A prorrogação dá algum tempo para que ambas as partes busquem uma solução negociada”, disse Even Rogers Pay, analista da Trivium China, com sede em Pequim, especializada em agricultura.

“Em última análise, o melhor cenário para Pequim seria chegar a um acordo em que ela abandonasse a investigação e o Canadá suspendesse as tarifas sobre veículos e metais chineses. No entanto, dadas as complexidades envolvidas na tentativa do Canadá de manter estável a relação comercial com os EUA, será mais fácil falar do que fazer.”

O Canadá, o maior exportador mundial de canola, enviou quase C$5 bilhões (US$3,63 bilhões) de produtos de canola para a China em 2024, cerca de 80% dos quais eram sementes. Os altos impostos sobre as sementes de canola, se permanecerem em vigor, provavelmente acabariam com essas importações.

A China, que depende do Canadá para quase todo o seu suprimento de sementes de canola, também impôs tarifas sobre o óleo e o farelo de canola em março. O Canadá, por sua vez, impôs tarifas sobre o aço e o alumínio chineses.

Ottawa está cada vez mais preocupada com a perda de um cliente importante, especialmente porque a China parece estar se voltando para os suprimentos australianos.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro Mark Carney disse que ele e outras autoridades sênior trabalhariam para resolver a disputa sobre a canola.

Importações de Canola

  • Em julho, a Reuters informou que Canberra está perto de um acordo com Pequim que permitiria aos fornecedores australianos enviar cinco cargas experimentais de canola para a China.
  • No mês seguinte, a empresa estatal chinesa Cofco reservou a primeira carga de canola australiana de nova safra, marcando as primeiras importações chinesas da Austrália desde 2020.

(Com Reuters)

Política

Interceptação de Avião Russo por Jatos Poloneses no Mar Báltico Destaca Tensão na Fronteira da Otan

Jatos poloneses interceptaram um avião de reconhecimento russo sobre o Mar Báltico, que estava voando perto de seu espaço aéreo, informou o exército do país membro da Otan nesta quinta-feira. Os países do flanco oriental da Otan têm estado em alerta máximo para possíveis incursões no espaço aéreo desde setembro, quando três jatos militares russos […]

Política

Bolsonaro Indica Flávio Bolsonaro como Pré-candidato à Presidência em 2026, Impactando Mercados Financeiros

Jair Bolsonaro confirmou em carta redigida à mão que escolheu seu filho mais velho, Flávio, como seu indicado para pré-candidato à Presidência nas eleições de outubro do ano que vem, segundo documento distribuído à imprensa do lado de fora do hospital em Brasília onde o ex-presidente está internado para uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral […]