EUA e China Concluem Acordo Comercial com Foco em Terras Raras e Tarifas - Investimentos e Notícias EUA e China Concluem Acordo Comercial com Foco em Terras Raras e Tarifas - Investimentos e Notícias
Política

EUA e China Concluem Acordo Comercial com Foco em Terras Raras e Tarifas

  • 11/06/2025 - 09h25
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira que o acordo dos EUA com a China está concluído, com Pequim fornecendo ímãs e minerais de terras raras enquanto os EUA permitirão estudantes chineses em suas faculdades e universidades.

“ESTAMOS RECEBENDO UM TOTAL DE 55% DE TARIFAS, A CHINA ESTÁ RECEBENDO 10%. A RELAÇÃO É EXCELENTE!”, escreveu Trump no Truth Social sem entrar em detalhes.

Uma autoridade da Casa Branca disse que o acordo permite que os EUA cobrem uma tarifa de 55% sobre produtos chineses importados. Isso inclui uma tarifa “recíproca” de 10%, uma taxa de 20% pelo tráfico de fentanil e uma tarifa de 25% que reflete taxas pré-existentes.

A China cobrará uma tarifa de 10% sobre as importações dos EUA, disse a autoridade.

Trump disse que o acordo está sujeito à aprovação final dele e do presidente da China, Xi Jinping.

“ÍMÃS COMPLETOS E TODAS AS TERRAS RARAS NECESSÁRIAS SERÃO FORNECIDOS, ANTECIPADAMENTE, PELA CHINA. DA MESMA FORMA, FORNECEREMOS À CHINA O QUE FOI ACORDADO, INCLUINDO O USO POR ESTUDANTES CHINESES DE NOSSAS FACULDADES E UNIVERSIDADES (O QUE SEMPRE FOI BOM PARA MIM!)”, disse Trump.

Autoridades norte-americanas e chinesas disseram na terça-feira que concordaram com uma estrutura para colocar sua trégua comercial de volta nos trilhos e remover as restrições de exportação da China sobre terras raras, oferecendo poucos sinais de uma solução duradoura para as tensões comerciais de longa data.

Ao final de dois dias de intensas negociações em Londres, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse a repórteres que o acordo estrutural dá peso a um pacto alcançado no mês passado em Genebra para aliviar as tarifas bilaterais de retaliação que atingiram três dígitos.

O acordo de Genebra havia fracassado devido às restrições impostas pela China às exportações de minerais essenciais, o que levou o governo Trump a responder com seus próprios controles de exportação, impedindo o envio de software de design de semicondutores, aeronaves e outros produtos para a China.

As mudanças nas políticas tarifárias de Trump agitaram os mercados globais, provocaram congestionamento e confusão nos portos e custaram às empresas dezenas de bilhões de dólares em vendas perdidas e custos mais altos.

(Com Reuters)

Política

Trump Defende Direito de Proteção Militar à Base de Diego Garcia em Acordo com Reino Unido

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que se reservava o direito de “proteger militarmente” a base aérea conjunta Diego Garcia se acordos futuros ameaçassem o acesso norte-americano, após conversas “produtivas” com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. No mês passado, Trump criticou o acordo de 2025 do Reino Unido para ceder a […]

Política

Trump Declara Apoio ao Primeiro-Ministro Húngaro Viktor Orbán Antes das Eleições de Abril

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira seu apoio ao primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán antes das eleições de 12 de abril naquele país, referindo-se ao aliado de “um líder verdadeiramente forte e poderoso” em uma publicação nas redes sociais. “As relações entre a Hungria e os Estados Unidos alcançaram novos patamares de […]

Política

Pesquisa Genial/Quaest Exclui Tarcísio de Freitas da Corrida Presidencial em Favor de Flávio Bolsonaro

Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de outubro será divulgada no dia 11 de fevereiro, desta vez sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato ao Palácio do Planalto, mostrou nesta quinta-feira o registro do levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como parte do […]