China condena tarifas dos EUA e alerta para riscos ao comércio global - Investimentos e Notícias China condena tarifas dos EUA e alerta para riscos ao comércio global - Investimentos e Notícias
Política

China condena tarifas dos EUA e alerta para riscos ao comércio global

  • 18/02/2025 - 18h26
  • Atualizado 12 meses atrás
  • 2 min de leitura

A China condenou as tarifas anunciadas ou ameaçadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta terça-feira, alertando que tais “choques tarifários” ameaçam derrubar o sistema de comércio global e arriscam causar uma recessão global.

Trump anunciou tarifas abrangentes de 10% sobre todas as importações chinesas, o que levou Pequim a responder com tarifas retaliatórias e a entrar com uma contestação na OMC contra Washington, no que pode ser um teste inicial da postura de Trump em relação à instituição.

“Esses ‘choques tarifários’ aumentam a incerteza econômica, desorganizam o comércio global e arriscam causar inflação doméstica, distorção do mercado ou até mesmo recessão global”, disse o embaixador da China na OMC, Li Chenggang, em uma reunião a portas fechadas do órgão de comércio global, de acordo com um comunicado enviado à Reuters.

“Pior ainda, o unilateralismo dos EUA ameaça derrubar o sistema de comércio multilateral baseado em regras.”

A discussão da OMC, que começou nesta terça-feira, é a primeira vez que os crescentes atritos comerciais serão formalmente abordados na agenda do principal órgão decisório da instituição, o Conselho Geral.

Não ficou imediatamente claro como outros países, incluindo os EUA, que ainda não têm um embaixador comercial em Genebra, reagiram.

Até o momento, a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, pediu aos 166 membros da organização que não retaliassem em caso de tarifas, a fim de evitar guerras comerciais “catastróficas”.

Os delegados comerciais disseram antes da reunião que não esperam nenhum resultado imediato da discussão, mas que as reações dos países podem indicar a probabilidade de uma escalada das guerras comerciais em resposta às medidas planejadas pelos EUA.

(Com Reuters)

Política

Trump Defende Direito de Proteção Militar à Base de Diego Garcia em Acordo com Reino Unido

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que se reservava o direito de “proteger militarmente” a base aérea conjunta Diego Garcia se acordos futuros ameaçassem o acesso norte-americano, após conversas “produtivas” com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. No mês passado, Trump criticou o acordo de 2025 do Reino Unido para ceder a […]

Política

Trump Declara Apoio ao Primeiro-Ministro Húngaro Viktor Orbán Antes das Eleições de Abril

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira seu apoio ao primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán antes das eleições de 12 de abril naquele país, referindo-se ao aliado de “um líder verdadeiramente forte e poderoso” em uma publicação nas redes sociais. “As relações entre a Hungria e os Estados Unidos alcançaram novos patamares de […]

Política

Pesquisa Genial/Quaest Exclui Tarcísio de Freitas da Corrida Presidencial em Favor de Flávio Bolsonaro

Uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de outubro será divulgada no dia 11 de fevereiro, desta vez sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato ao Palácio do Planalto, mostrou nesta quinta-feira o registro do levantamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como parte do […]