Queda nas Exportações e Produção Industrial da Alemanha em Abril devido à Diminuição da Demanda dos EUA - Investimentos e Notícias Queda nas Exportações e Produção Industrial da Alemanha em Abril devido à Diminuição da Demanda dos EUA - Investimentos e Notícias
Mercado

Queda nas Exportações e Produção Industrial da Alemanha em Abril devido à Diminuição da Demanda dos EUA

  • 06/06/2025 - 08h01
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

As exportações e a produção industrial da Alemanha caíram mais do que o esperado em abril uma vez que a demanda dos Estados Unidos diminuiu após meses de fortes compras em antecipação às tarifas norte-americanas, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira.

A maior economia da Europa cresceu no primeiro trimestre ajudada pelas exportações e pela antecipação da indústria antes das tarifas dos EUA, mas esse efeito começou a se reverter em abril, quando as exportações alemãs caíram 1,7% em relação ao mês anterior.

Analistas previam uma queda de 0,7%.

Exportações por Região

  • As exportações de mercadorias para os EUA caíram 10,5% em comparação com março.
  • As exportações para outros países da União Europeia aumentaram 0,9%, de acordo com o Escritório Federal de Estatísticas.

Os EUA foram o principal parceiro comercial da Alemanha em 2024, com o comércio bilateral de mercadorias totalizando 253 bilhões de euros, e a economia do país deve figurar entre as mais afetadas pelas tarifas lançadas pelo governo do presidente Donald Trump já que é voltada para exportações.

Embora os exportadores alemães devam se beneficiar de uma recuperação econômica moderada esperada na UE, muito dependerá do andamento das negociações comerciais entre Bruxelas e Washington, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

Trump estabeleceu o prazo de 9 de julho para que a União Europeia e outros parceiros comerciais cheguem a acordos e evitem tarifas elevadas.

O escritório de estatísticas também disse que a produção industrial alemã caiu 1,4% em abril na comparação mensal, mais do que o declínio de 1,0% previsto, e revisou para baixo o crescimento de março para 2,3%, em relação a 3,0% anteriormente.

(Com Reuters)

Mercado

China Mantém Taxas de Empréstimos Inalteradas pelo Oitavo Mês, Mercado Espera Possível Corte no Primeiro Semestre

A China deve deixar as taxas referenciais de empréstimos inalteradas pelo oitavo mês consecutivo em janeiro, de acordo com uma pesquisa, mas alguns operadores estão apostando em um corte na taxa de juros no primeiro semestre para sustentar uma economia que está lutando para funcionar com todos os motores. Na semana passada, o banco central […]

Mercado

GPA (PCAR3) Recebe Novo Pedido de Convocação de Assembleia Geral para Eleição de Conselho e Alteração de Estatuto

O GPA divulgou nesta segunda-feira que recebeu do acionista Hugo Shoiti Fujisawa novo pedido de convocação de assembleia geral da companhia para deliberar sobre a eleição de membros para o seu conselho de administração. A solicitação também pede que a AGE decida sobre a exclusão do Capítulo X do estatuto social da companhia, que versa […]

Mercado

Queda no Minério de Ferro com Fraqueza no Mercado Imobiliário Chinês Impacta Preços Globais

Os contratos futuros do minério de ferro caíram para mínimas de duas semanas nesta segunda-feira, com a divulgação de uma série de dados da China evidenciando a fraqueza persistente no mercado imobiliário local, aumentando preocupações com a demanda pelo principal ingrediente da fabricação de aço. O contrato de maio do minério de ferro mais negociado […]