Fitch Rebaixa Rating da 3ª Emissão de Debêntures da Itarema

  •  
Fitch Rebaixa Rating da 3ª Emissão de Debêntures da Itarema (Foto: Pexels) Fitch Rebaixa Rating da 3ª Emissão de Debêntures da Itarema

A Fitch Ratings rebaixou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo da terceira emissão de debêntures da Itarema Geração de Energia S.A. (Itarema), no montante de BRL111,8 milhões, com vencimento em 2028, para 'A-(bra)' (A menos (bra)), de 'A+(bra)' (A mais (bra)). A Perspectiva é Estável.

O rebaixamento reflete expectativas de métricas de crédito mais baixas no cenário de rating da Fitch, com base no novo estudo operacional de ventos efetuado pela AWS Truepower, a UL Company (UL), que apresentou estimativas mais conservadoras. Como consequência, o índice de cobertura do serviço da dívida (Debt Service Coverage Ratio - DSCR) mínimo diminuiu para 0,85 vez, de 1,08 vez, e o DSCR médio, para 1,01 vez, de 1,20 vez. Apesar de os indicadores serem considerados fracos para a categoria de rating, a classificação reflete, ainda, o fato de que a Itarema pode utilizar os recursos disponíveis do projeto (BRL168 milhões em dezembro de 2018, incluindo o caixa livre e contas reservas) para comprar lastro de energia e reduzir eventuais déficits quadrienais, ou utilizar o caixa para pagar as compensações relacionadas, mitigando os anos em que os DSCRs ficam abaixo de 1,0 vez.

(Redação – Investimentos e Notícias)