Fitch atribui rating AAA(bra) à emissão de notas da Localiza

  •  
Fitch atribui rating AAA(bra) à emissão de notas da Localiza (Foto: Pexels) Fitch atribui rating AAA(bra) à emissão de notas da Localiza

A Fitch Ratings atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(bra)' à proposta de sétima emissão de notas promissórias seniores e sem garantia, de até BRL500 milhões, com vencimento em 2021, da Localiza Rent a Car S.A. (Localiza). Os recursos serão destinados à recomposição do caixa da companhia.

Atualmente, a Fitch classifica a Localiza com Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(bra)', IDR (Issuer Default Rating - Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moeda Estrangeira 'BB' e IDR de Longo Prazo em Moeda Local 'BBB-' (BBB menos), todos com Perspectiva Estável. A relação completa dos ratings da empresa encontra-se ao final deste comunicado.

Os ratings da Localiza refletem a proeminente posição de negócios e a eficiência operacional do grupo no competitivo setor de locação de veículos e frotas do Brasil. A larga escala da Localiza resulta em forte poder de barganha junto a montadoras, o que lhe permite capturar melhor as economias de escala. A companhia é quase duas vezes maior que seus concorrentes mais próximos. Por outro lado, a estratégia de aumento de participação de mercado tem resultado em um crescimento agressivo, produzindo geração de fluxo de caixa livre (FCF) recorrentemente negativa, financiada principalmente por dívida. O setor de locação de carros e frotas está exposto a ciclos econômicos, particularmente a taxas de desemprego, disponibilidade de crédito e taxas de juros.

O perfil financeiro da Localiza melhorou recentemente após um follow-on de BRL1,8 bilhão e continua refletindo uma robusta flexibilidade financeira e uma estrutura de capital, para uma indústria intensiva em capital, condizente com os atuais IDRs. Sua considerável base de veículos desonerados, que pode facilitar o acesso à captação de recursos quando os mercados de dívida se tornam seletivos, é um importante fator para os ratings. Além disso, o modelo de negócios permite que a companhia ajuste suas operações aos ciclos econômicos, a seu critério, como já ocorreu, o que fortalece sua flexibilidade financeira. A Localiza possui o menor custo de financiamento do setor e amplo acesso aos mercados de capitais locais.

A Perspectiva Estável reflete a expectativa da Fitch de que a Localiza permanecerá comprometida com a solidez de seu perfil de crédito. De acordo com as projeções da agência, a longo prazo, o índice dívida líquida ajustada/EBITDAR permanecerá em torno ou abaixo de 3,0 vezes. Para 2019, a Fitch projeta receitas líquidas de BRL10,5 bilhões, EBITDAR de BRL2,3 bilhões, investimentos de BRL8,8 bilhões, FCF negativo de BRL2,2 bilhões e índice dívida líquida ajustada/EBITDAR de 3,0 vezes.

(Redação – Investimentos e Notícias)