Fitch anuncia rating 'AA(bra)' à Debêntures da Sanepar

  •  
Fitch anuncia rating 'AA(bra)' à Debêntures da Sanepar (Foto:Divulgação) Fitch anuncia rating 'AA(bra)' à Debêntures da Sanepar

A Fitch Ratings atribuiu o Rating Nacional de Longo Prazo 'AA(bra)' à proposta de 9ª emissão de debêntures da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), da espécie quirografária, no montante de até BRL350 milhões e com vencimento final em 2026. A Fitch classifica a Sanepar com o Rating Nacional de Longo Prazo 'AA(bra)', Perspectiva Positiva. Os recursos da emissão serão destinados ao complemento do plano de investimentos e capital de giro da companhia. 

De acordo com a Fitch, o perfil de crédito da Sanepar se beneficia do baixo risco de prestação de serviços de saneamento básico em sua área de atuação, em linha com o que ocorre com outras duas importantes empresas do setor, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), ambas avaliadas com o Rating Nacional de Longo Prazo 'AA(bra)', Perspectiva Estável.

Em termos acionários, as três apresentam risco político, decorrente do controle público, sendo que, no caso da Sabesp, a maior escala de negócios favorece sua margem de EBITDA (na faixa de 40%-45%), historicamente superior à das outras duas empresas (na faixa de 30%-40%), sendo que a expectativa é de crescimento das margens da Sanepar nos próximos três anos. A Fitch também considera o ambiente regulatório da Sabesp mais avançado que o de seus pares, sendo o risco hidrológico da Sanepar o menor das três.

Em termos financeiros, as três possuem alavancagem líquida reduzida e forte flexibilidade financeira. No caso da Sabesp, a Fitch considera sua exposição cambial negativa para o rating, tendo em vista que cerca de 50% da dívida da companhia estão denominados em moeda estrangeira.

(Redação – Investimentos e Notícias)