Fitch afirma ratings BB+/AAA(bra) da Klabin

  •  
Fitch afirma ratings BB+/AAA(bra) da Klabin (Foto:Divulgação) Fitch afirma ratings BB+/AAA(bra) da Klabin

A Fitch Ratings afirmou, hoje, os IDRs (Issuer Default Ratings - Ratings de Inadimplência do Emissor) em Moedas Local e Estrangeira 'BB+' (BB mais) e o Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(bra)' da Klabin S.A. (Klabin). A Perspectiva dos ratings corporativos é Estável.
A Klabin é líder no segmento de embalagens no Brasil. O porte da companhia, seu acesso à fibra de baixo custo e o elevado nível de integração de suas atividades, frente a muitos dos competidores da indústria, proporcionam vantagens competitivas sustentáveis. O perfil de negócios da companhia está em linha com um rating na categoria 'BBB'.

A alavancagem da Klabin é elevada frente à de seus pares na América Latina, como Suzano Papel e Celulose S.A. ('BBB-' (BBB menos)/Perspectiva Estável), Fibria ('BBB-' (BBB menos)/Perspectiva Estável), Empresas CMPC S.A. ('BBB'/Perspectiva Estável) e Celulosa Arauco y Constituición S.A. ('BBB'/Perspectiva Estável). Este é o principal fator pelo qual a Klabin, que possuía rating grau de investimento, é avaliada com rating 'BB+' (BB mais). A alavancagem se elevou como consequência da construção da fábrica Puma e dos baixos preços da celulose após a conclusão da unidade, o que impossibilitou um rápido processo de redução da alavancagem. A alavancagem líquida da Klabin deve se elevar para cerca de 4,0 vezes devido ao novo ciclo de investimentos.

A Klabin está mais exposta à demanda do mercado local do que Suzano, Fibria, CMPC e Arauco, uma vez que estas são líderes na produção global de celulose de mercado. Isto torna a Klabin mais vulnerável a condições macroeconômicas do que esses pares, o que é uma consideração negativa. A Fitch considera positiva a concentração das vendas da Klabin na indústria de alimentos — que é relativamente resiliente ao desaquecimento da economia brasileira — e sua posição como única produtora de embalagens de papel-cartão para líquidos, que adicionam estabilidade aos resultados operacionais. Como consequência, caso a Klabin diminua a alavancagem líquida entre 2,5 vezes (baixos preços de celulose) e 1,5 vez (altos preços de celulose), provavelmente será classificada com IDRs 'BBB-' (BBB menos). Estes índices poderiam ser aproximadamente 1,0 vez maior em um período com um relevante projeto de expansão.

(Redação – Investimentos e Notícias)